Anatel investiga alertas falsos emitidos pelo Google sobre terremoto em SP
Agência instaurou processo administrativo sobre mensagem encaminhada a dispositivos Android de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta sexta-feira 14, que iniciou uma investigação sobre os alertas de terremoto enviados diretamente pelo Google para dispositivos Android. Segundo a agência, o serviço é diferente da tecnologia Cell Broadcast, utilizada pela Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).
Em nota, a Anatel reforçou que o sistema já enviou, com sucesso, notificações em mais de 150 ocasiões desde 4 de dezembro do ano passado e que a prioridade do momento é “garantir a credibilidade desse sistema”. A Anatel não descarta tomar “as providências adequadas” junto ao Google, caso verifique irregularidades no envio dos alertas durante a apuração iniciada nesta sexta-feira. “Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”.
O alerta indicava que o tremor ocorreria no oceano a cerca de 55 quilômetros de distância de Ubatuba, no litoral paulista. A mensagem chegou até a usuários da cidade de São Paulo, localizada a cerca de 230 quilômetros do município litorâneo. A Defesa Civil estadual, com base em informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), negou que tenha ocorrido qualquer abalo sísmico. “Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento”, disse o órgão, em nota.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) detectou apenas um terremoto na América do Sul nesta sexta-feira 14. Trata-se de um tremor de magnitude 5,2 detectado no oceano próximo à costa do Equador.
A informação equivocada emitida para celulares de diversas regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo indicava um terremoto de 5,5 graus na escala Richter. Sismos com magnitude entre 5,5 e 6 graus não provocam danos em edifícios bem construídos, mas podem causar danos estruturais sérios em construções de baixa resistência.