A resposta da Portela após a polêmica envolvendo posts de Janja
Primeira-dama publicou nas redes sociais vídeos de uma importante alegoria feitos durante visita à escola; agremiação se posicionou sobre vazamento

A Portela chamou de “descuido” o vazamento de imagens da sua águia, símbolo emblemático da escola, pela primeira-dama Janja da Silva. Na última sexta-feira, 21, a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a agremiação no Rio de Janeiro e publicou vídeos em que é possível ver a alegoria, que só deveria ser revelada ao público na próxima terça-feira, 4, durante o desfile na Sapucaí.
Após a repercussão negativa, a equipe de Janja excluiu das redes sociais da primeira-dama as publicações que expuseram a águia. Ao comentar o episódio, a Portela afirmou que “erros acontecem” e minimizou o ocorrido. “O vídeo foi apagado das redes da primeira-dama, foi um descuido, mas erros acontecem e não vai estragar a surpresa que a escola está preparando para o Carnaval”, diz a agremiação em nota enviada à imprensa.
O deslize rendeu fortes críticas a Janja, que foi acusada por internautas de descaso com a tradição do Carnaval. No dia seguinte, Lula defendeu a primeira-dama e se disse grato por “ter uma mulher com quem conversa sobre política”. “Janja agora é a bola da vez. Para me atingir, atacam a Janja. E eu digo sempre para a Janja: ou você para de fazer o que gosta ou continua falando até perceberem que não vão mudar sua ideologia”, declarou o presidente durante evento no Rio de Janeiro em celebração dos 45 anos do PT.
Homenagem a Milton Nascimento
No Carnaval de 2025, o samba-enredo da Portela irá homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento. O músico mineiro, que vai desfilar na comissão de frente da Azul e Branca de Madureira, participou do ensaio técnico no último sábado, 22. Segundo a programação do carnaval carioca, a escola será a última das principais agremiações a atravessar a Sapucaí, com previsão de entrar na Passarela do Samba na noite da próxima terça, 4 de março.