Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A derrota de Rodrigo termina com ciclo de 27 anos de PSDB em SP

Governador tucano era a aposta dos tucanos para renovação do partido

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 out 2022, 21h08 - Publicado em 2 out 2022, 20h32

A derrota do governador Rodrigo Garcia nas eleições deste ano enterrou de vez as pretensões do PSDB de se manter no comando do maior estado do país. Após a desistência de João Doria de concorrer ao cargo de presidente, deixando o partido sem postulante ao Planalto pela primeira vez desde a redemocratização, Rodrigo era a aposta tucana de sobrevivência não apenas em São Paulo, onde governa desde 1995, mas também em um cenário nacional, em meio à polarização entre o PT de Lula e o PL de Jair Bolsonaro.

“Tenho a consciência que ele reúne grandes qualidades para fazer um bom governo, sucedendo ao governo que realizamos aqui. Mas tenho que reconhecer que a vitória dele significa a continuidade, ou melhor, a existência do PSDB. A hipótese da derrota do Rodrigo aqui pode abalar profundamente o futuro do PSDB”, disse Doria, em junho, um mês depois de desistir da corrida eleitoral.

Rodrigo Garcia se filiou ao PSDB em maio do ano passado, após sair do então DEM (hoje União Brasil), em um acordo de legendas e caciques que culminou com o isolamento de Geraldo Alckmin, que até então ensaiava um retorno ao Palácio dos Bandeirantes pelo mesmo partido no qual sempre militou. A desfiliação de Alckmin ocorreu no fim do ano passado.

Após a derrota, o tucano divulgou uma nota no Twitter: “Quero agradecer o carinho com que fui recebido durante nossa campanha e os votos recebidos neste domingo. Vou continuar trabalhando para o Estado que tanto amo. São Paulo, conte sempre comigo”.

Continua após a publicidade

Confira a apuração do resultado das eleições 2022 aqui na Veja.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.