Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A ‘dança’ de Tabata e Marçal no TikTok na reta final da eleição

Um para lá, a outra para cá: deputada lidera engajamento entre candidatos, enquanto visualizações do coach têm queda

Por Da Redação Atualizado em 3 out 2024, 18h44 - Publicado em 3 out 2024, 17h35

Oponentes declarados na disputa pela prefeitura de São Paulo, onde não raro travam embates acalorados nos debates eleitorais, Tabata Amaral (PSB) e Pablo Marçal (PRTB) também vão cada um para um lado na reta final da campanha quando o assunto é o TikTok.

A deputada foi a concorrente com mais engajamento nessa rede social entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. Já o perfil do empresário,  que antes tinha mais alcance na plataforma, registrou uma queda no número de visualizações nos últimos dias, segundo um relatório do Instituto Democracia em Xeque e do Observatório de Conflito na Internet.

Entre os perfis oficiais da campanha, Tabata registrou mais visualizações — mas teve uma queda grande em relação à semana anterior. Ela também ganhou o maior número de novos seguidores (cerca de 42 mil), e 25 de suas postagens ficaram entre as 100 mais visualizadas. Seu conteúdo foi marcado por ataques diretos aos adversários, especialmente a Marçal, a quem acusou de ter conexões com o crime organizado.

Marina Helena (Novo) é a segunda com mais engajamento, seguida por Guilherme Boulos (PSOL). Ambos tiveram um aumento de views em relação ao período anterior. José Luiz Datena (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB) têm os perfis menos populares, respectivamente. O prefeito teve uma presença mais ativa na plataforma (ao lado de Boulos, foi quem mais publicou vídeos no período). Contudo, ainda se mantém como o perfil de pior desempenho entre os candidatos.

Continua após a publicidade

Apesar de ter mais alcance do que Datena e Nunes, o perfil de Marçal não bateu 1 milhão de visualizações pela primeira vez desde o começo da campanha eleitoral. Entre os dez vídeos curtos mais visualizados no período, apenas um é de canal de cortes de apoiadores do coach, e nenhum do perfil oficial do candidato. Anteriormente, ele se destacava como o candidato com maior engajamento na plataforma.

Apesar disso, um vídeo de Marçal no perfil do jornal Folha de S.Paulo ficou entre os cinco mais vistos da rede social. Nele, o coach acusa Tabata Amaral de ter destruído relação anterior de seu namorado, o prefeito de Recife, João Campos (PSB).

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.