8 de Janeiro x papa Francisco: a polêmica sobre nome de rua em Araraquara
Prefeito bolsonarista apresentou projeto para homenagear líder católico em avenida nomeada pelo antecessor, Edinho Silva (PT)

Uma provocação de um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro contra um nome próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dado o que falar no interior de São Paulo.
Em Araraquara, o atual prefeito Dr. Lapena (PL) apresentou nesta semana um projeto de lei para renomear uma via da cidade de Avenida Papa Francisco, em homenagem ao lider máximo da Igreja Católica morto está semana. Até aí, nada fora do comum. O problema é que o logradouro em questão é a Avenida 8 de Janeiro — Dia da Vitória da Democracia, que já havia sido nomeada pelo ex-prefeito Edinho Silva (PT) em lembrança dos atos antidemocráticos que aconteceram no início de 2023, em Brasília.
Na data, Lula estava cumprindo agenda presidencial justamente em Araraquara, ao lado de Edinho, e comandou da cidade as primeiras ordens relacionadas à reação aos ataques. Além de um dos principais aliados de Lula, o ex-prefeito da cidade é candidato à presidência do PT e foi o coordenador da campanha vitoriosa do petista em 2022.
No site da Câmara Municipal de Araraquara, a proposta, que foi apresentada com pedido de regime de urgência na terça-feira, 22, consta como retirada pelo próprio autor. O prefeito explica que não há ainda o número mínimo de votos necessários e que, por isso, vai discutir o apoio em torno do projeto. “Precisamos de quórum na Câmara para aprovação e estaremos discutindo o projeto com os vereadores, para voltar à pauta. A mudança provocou sentimentos diversos entre agentes da direita e da esquerda”, diz Dr. Lapena a VEJA.
No texto, o prefeito diz que a renomeação da avenida tem como objetivo prestar uma homenagem pública ao Papa Francisco, conferindo seu nome a uma via pública localizada em um bairro que já homenageia “personalidades políticas que contribuíram significativamente para a vida comunitária de Araraquara”.
“Trata-se, pois, de reconhecer não apenas um Chefe de Estado, mas um homem de fé, que marcou a história contemporânea com sua atuação pastoral voltada à preservação dos valores cristãos, da dignidade humana e da comunhão entre os povos”, diz trecho do projeto.
A proposta não especifica, no entanto, o porquê da escolha de uma via que já foi nomeada anteriormente. Antes de receber a alcunha de Avenida 8 de Janeiro, o nome “oficial” do local era apenas Estrada Municipal ARA-250.
“Justamente por ser uma avenida sem construções. E terá relevância no futuro. E a relação com o [bairro] Jardim Martinez, onde as ruas têm nomes dos Papas”, diz Dr. Lapena a VEJA. De fato, a cidade de Araraquara tem vias com que homenageiam pontífices da Igreja Católica, como as avenidas Papa João Paulo I e Papa Pio X, mas que ficam distantes da atual Avenida 8 de Janeiro.
Em entrevista ao programa Os Três Poderes, de VEJA, na última semana, Edinho mostrou uma réplica da placa que está instalada em seu escritório.
Rusga
Dr. Lapena foi eleito prefeito de Araraquara nas eleições de 2024 com 49,18% dos votos, derrotando a candidata apoiada por Edinho, Eliana Honain (PT), que teve 45,16%.
À época, o ex-prefeito foi criticado por adversários e até mesmo por aliados por não ter tido sucesso no seu próprio reduto eleitoral. Na ocasião, afirmou que a esquerda não domina o discurso da polarização e que deveria alterar a rota, priorizando a união a fim de atingir uma porção mais significativa do eleitorado. Este posicionamento, inclusive, tem sido replicado na sua candidatura à presidência do PT contra a de Rui Falcão, que tem defendido um retorno às origens programáticas do partido.
Hoje tive a honra de, em Brasília, entregar em mãos ao presidente @LulaOficial , a réplica da placa homenagem da Avenida 8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia.
Fiz questão de presentea-lo com esse singelo, porém simbólico presente. Essa placa representa sua liderança, (+) pic.twitter.com/tVBw8mgMlc
— Edinho Silva (@edinhosilva) December 31, 2024