Propinas e subornos de todo tipo reinam em escala industrial no trilionário e estratégico ramo do esporte
Por Lillian Witte Fibe
Atualizado em 2 ago 2018, 13h26 - Publicado em 2 ago 2018, 13h17
Material de primeira qualidade para nossa reflexão sobre os efeitos da corrupção — e da certeza da impunidade — em toda a sociedade: a série desta semana da publicação britânica The Economist sobre o “lado obscuro do esporte”.
Uma indústria que movimenta, só em apostas, cerca de 2 trilhões de dólares por ano, é permeada por propinas nas mais diversas fases, dos direitos de transmissão ao processo de escolha para a sede de torneios internacionais.
As quadrilhas reinam especialmente nas menores ligas, mas o setor é também dominado por redes que combinam resultados de jogos, casos horrorosos de racismo e doping. Atletas trocam a saúde pela glória — e por muito dinheiro, claro. Trata-se de lavagem de dinheiro em escala industrial.
Um tema que mal começou a ser desvendado pelo departamento de justiça dos Estados Unidos recentemente, que pôs a poderosa Fifa sob investigação criminal.
The Economist lembra também que as denúncias (que continuam a surgir) sobre a escolha do Qatar para sediar a próxima Copa são impressionantes.
Leio isso junto com a notícia de que, na Argentina, se avolumam as acusações criminais contra os “kirchneristas”, na esteira da nossa Lava Jato.
E sigo me perguntando qual planeta habitam nossos políticos que, dois meses antes das eleições mais difíceis de nossa jovem democracia, não são capazes de se curvar a esta nova realidade internacional, e continuam a proferir discursos do século passado.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.