Prolongar o bronzeado do verão é possível, sim; saiba como
As recomendações vão do uso do protetor solar e cremes ao consumo dos alimentos corretos

As férias chegaram ao fim e logo o “bronze escritório” toma conta da pele. Mas calma. Há como manter o bronzeado por mais tempo, prolongando a cor dourada de verão.
A primeira e mais importante recomendação é o uso de filtro solar. Proteger é o primeiro passo para evitar desconfortos e, principalmente, doenças devido à exposição ao sol. Use produtos com fator de proteção acima de 30 em todo o corpo, mas vale pedir a indicação de sua dermatologista sobre o produto mais adequado ao seu tipo de pele e necessidade.
Após o sol, é hora de hidratar, e muito, a pele. Combinar o uso de óleo corporal, ainda no chuveiro, e em seguida aplicar o hidratante, é uma boa opção, principalmente se o dermocosmético possuir ativos como vitamina C e ácido hialurônico. Além disso, priorizar banhos mornos ou frios também é recomendado, pois evita a desidratação da pele causada por banhos quentes.
A ingestão de alimentos com betacaroteno também é importante. Essa provitamina se transforma no corpo em vitamina A e atua como antioxidante na pele, ajudando a manter a cor dourada. Esse composto pode ser encontrado em alimentos como cenoura, batata doce, abóbora, mamão e manga, e pode ser ingerido também na forma de cápsulas. Porém, para que a vitamina A atue sobre o bronzeado, é necessário que a ingestão desses alimentos comece cerca de 15 a 20 dias antes da exposição ao sol.
Adquirir o bronzeado de forma gradual é outra recomendação para que a cor de pele dure mais. O ideal é evitar o sol muito forte das 10h às 16h e se bronzear um pouco a cada dia, evitando que a pele fique vermelha, o que pode favorecer a descamação posteriormente.
Por fim, se mesmo com todas essas medidas seu bronzeado estiver indo embora, opte por cremes autobronzeadores gradativos, que hidratam a pele e ao mesmo tempo trazem cor de forma gradual, o que permite uma cor com aspecto mais uniforme e natural.
Consulte sempre sua dermatologista e esclareça todas as dúvidas. Prevenir ainda é a melhor solução.
