Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil

Outubro rosa: como surgiu o termo e a importância da data

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Atualmente, a data é celebrada em diversos países, através da iluminação de monumentos e prédios históricos na cor rosa, com o objetivo de chamar atenção para os avanços no […]

Por Antônio Frasson
Atualizado em 30 jul 2020, 21h33 - Publicado em 18 out 2016, 12h43

breast self-exam

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Atualmente, a data é celebrada em diversos países, através da iluminação de monumentos e prédios históricos na cor rosa, com o objetivo de chamar atenção para os avanços no tratamento da doença e conscientizar a população sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce – as evidências obtidas de estudos clínicos sugerem uma diminuição de 25% da mortalidade por câncer de mama com a realização de exames de rotina.

Visitar regularmente o mastologista, que deverá fazer o exame clínico das mamas e solicitar exames complementares, caso julgue necessário, é o mais recomendável. A mamografia se apresenta como exame eficaz e de baixo custo para o diagnóstico precoce. Para as mulheres com 40 anos em diante, a diretriz da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a periodicidade anual desse exame.

O ultrassom das mamas serve como complemento à mamografia, principalmente em caso de mamas densas e para diferenciar cistos de nódulos benignos ou suspeitos; e a ressonância magnética é recomendada para o rastreamento em populações de alto risco, mulheres que fizeram radioterapia no tórax na idade entre 10 e 30 anos ou pacientes portadoras de mutação genética (como no gene BRCA).

A realização do autoexame (atualmente se fala em autoconhecimento das mamas) também é importante. Se a mulher notar qualquer alteração, mesmo já tendo realizado seus exames de controle anuais, ela deve procurar um mastologista.

Doutor Antonio Frasson

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.