Os cuidados com a pele durante viagens de longa duração
Os cuidados com a pele devem começar antes mesmo da viagem

As viagens e os passeios em família são uma grande diversão. Mas, seja nas viagens aéreas, de carro ou em um cruzeiro, a pele merece cuidados para se manter saudável.
Viagens de longa duração podem afetar diretamente a pele, lábios e olhos, devido à baixa umidade e à presença constante do ar condicionado, que deixam o ar demasiadamente seco, causando o ressecamento. Adotar algumas recomendações e medidas simples desde a véspera da viagem, ajudam a evitar alguns desconfortos.
Antes de viajar prepare a pele e faça uso de uma máscara hidratante e, logo em seguida, aplique um creme ou sérum. Não esqueça de incluir na sua mala de mão hidratantes faciais, colírio lubrificante e balm labial, que possam ser utilizados com facilidade.
Evite usar (muita) maquiagem durante as viagens e, caso seja possível, busque por produtos que contenham fator de proteção solar em sua fórmula. Antes de se deitar, é necessário retirar a maquiagem com solução demaquilante apropriada ao seu tipo de pele. Tonificar e hidratar também é importante para manter a integridade da cútis, principalmente pós-sol.
Reforce o hidratante facial e, se possível, borrife água termal segundos antes de reaplicar o hidratante. Por ser rica em minerais, a água termal é ótima aliada. Os lábios não podem ser esquecidos. É recomendado o uso de balms, reaplicando com frequência, mas em pouca quantidade.
Seja qual for o passeio, é preciso aumentar o consumo de água e evitar bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína, pois aceleram o processo de desidratação. E, na dúvida de qual dermocosmético é apropriado à sua pele, consulte seu dermatologista.
Quem faz Letra de Médico
Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Eduardo Rauen, nutrólogo
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Ludhmila Hajjar, intensivista
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcelo Bendhack, urologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Roberto Kalil, cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista