Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Laser na dermatologia: avanços revolucionaram rejuvenescimento da pele

Tecnologia, que começou a ser usada há 30 anos, evoluiu e hoje oferece benefícios cumulativos, como melhora na oferta de colágeno e na elasticidade cutânea

Por Renato Soriani*
18 set 2024, 10h50

As tecnologias a laser transformaram significativamente a dermatologia, particularmente no tratamento do rejuvenescimento e de algumas doenças de pele. Essa é uma ideia que seria dita por qualquer dermatologista amante de tecnologia, mas foi a conclusão de um estudo recente que revisou 92 trabalhos científicos relevantes feitos nos últimos 20 anos.

A revisão mostrou que o laser apresenta benefícios cumulativos, incluindo melhora na densidade do colágeno e na elasticidade da pele ao longo do tempo.

Fato é que os lasers evoluíram muito nos últimos anos: de ferramentas básicas para dispositivos sofisticados, precisos e direcionados, menos invasivos e com tempo de recuperação mais rápido. Esse progresso expandiu a gama de condições tratáveis ​​e aprimorou sua personalização e segurança.

Existem vários tipos de lasers, incluindo ablativos (que removem camadas externas da pele) e fracionados não ablativos (que estimulam a produção de colágeno sem danificar a superfície da pele).

Diferentes comprimentos de onda interagem com a pele de maneira única, em um processo conhecido como fototermólise seletiva. Esses avanços tornaram o rejuvenescimento da pele mais eficaz e acessível.

Na nova revisão, foi demonstrado que os lasers fracionados aperfeiçoaram expressivamente o rejuvenescimento da pele. Eles criam danos microtérmicos que estimulam a produção de colágeno e são elogiados por seu tempo de inatividade mínimo e eficácia na remodelação da pele.

Continua após a publicidade

Os lasers de CO2 e Er:YAG são bem estabelecidos nesse processo, conhecidos por sua eficácia no tratamento de fotoenvelhecimento, cicatrizes e rugas.

Lasers não ablativos (NAFL), como Nd:YAG e de corante pulsado, visam camadas mais profundas da pele para estimular o colágeno sem danificar a superfície. São eficazes para melhorar a textura da pele, reduzir rugas e tratar lesões vasculares, oferecendo uma alternativa mais suave aos lasers ablativos.

Há também os lasers fracionados híbridos, que combinam tecnologias ablativas e não ablativas em um único tratamento, reconhecido pela satisfação dos pacientes.

Os modernos lasers de picossegundos, caracterizados por sua duração de pulso ultracurta, são eficientes para tratar lesões pigmentadas e cicatrizes com dano térmico mínimo.

A revisão também destaca que a evolução das tecnologias a laser colaborou para o rejuvenescimento da pele étnica. Ou seja, os avanços melhoraram a segurança e a eficácia para tons de pele mais escuros, minimizando riscos como hiperpigmentação.

Continua após a publicidade

Outra conclusão é a de que a integração da administração de medicamentos assistida por laser, técnica conhecida como drug delivery, realça os resultados terapêuticos. O laser cria microcanais na pele, melhorando a absorção de tratamentos tópicos.

Não há dúvidas de que o rejuvenescimento da pele a laser é uma ferramenta poderosa no campo da dermatologia. E ela continuará a progredir, trazendo soluções seguras, individualizadas e eficazes para nossos pacientes.

* Renato Soriani é dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.