Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise

Enigma eleitoral: bancada de Lula murchou, a de Bolsonaro inchou

Uma explicação pode estar na luz. Não a divina, mas a que ilumina o cofre do governo federal

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 abr 2022, 09h05 - Publicado em 6 abr 2022, 09h00

Há um novo enigma na temporada eleitoral: como e porque Lula, líder isolado nas pesquisas, não conseguiu atrair parlamentares para a bancada de oposição na migração partidária que terminou na semana passada. Ao contrário, perdeu.

Na Câmara, por exemplo, o bloco lulista agora tem 102 deputados. O PT e partidos alinhados na disputa presidencial (PSB, PCdoB, Psol e Rede) possuíam 111 votos no plenário. Perderam nove.

Contrasta com o desenho de um quadro eleitoral no qual, hoje, Lula não apenas é líder unânime nas sondagens de intenção de voto como desfruta de larga vantagem (média de 20 pontos percentuais) sobre o adversário Jair Bolsonaro, na segunda posição.

Ele representa, em tese, uma perspectiva de poder mais sólida do que Bolsonaro. No entanto, o bloco lulista murchou e o bolsonarista inchou.

O Centrão, esteio parlamentar do governo formado pelo PL, PP e Republicanos, agora tem 170 deputados — 68 a mais do que possuía em fevereiro.

Continua após a publicidade

É notável mudança, porque políticos, com ou sem mandato, adoram o poder. Como os ricos, eles têm certeza de que vivem no céu ao lado de Deus, dizia o dramaturgo francês Jean Anouilh.

Uma explicação pode estar na luz, arrisca um deputado comunista. Não a divina, mas a que ilumina o cofre do governo federal.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.