Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise

A disputa silenciosa entre Lula e Bolsonaro pelo controle do Senado

Pesquisas estaduais indicam que, por enquanto, o PL de Valdemar Costa Neto está em vantagem, com chance de eleger até 11 senadores

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jul 2022, 09h37 - Publicado em 6 jul 2022, 06h00

Lula e Jair Bolsonaro travam uma disputa silenciosa, paralela à campanha presidencial. Querem o controle do Senado, cujo poder de decisão é vital à sobrevivência de qualquer governo e, mais ainda, de um presidente.

Em outubro se renova um terço do Senado — 27 vagas, uma por cada Estado e pelo Distrito Federal. O jogo está difícil.

Uma compilação de pesquisas estaduais da Vector Research mostra que, se as eleições ocorressem neste início de julho, o PL de Valdemar Costa Neto, que abriga a candidatura de Bolsonaro, poderia eleger até 11 senadores. Seria dono da maior bancada.

Na sequência, com 10 estariam o PSD de Gilberto Kassab e o MDB, que é uma federação de líderes regionais. O PT de Lula teria chance de 9 vagas.

O PDB teria 7, enquanto Podemos, PP e União Brasil conseguiriam eleger 6. Já Republicanos e PDT ficariam com 4 senadores, PSB com 2  e PSC, Pros e Rede com 1 cada. O PTB de Roberto Jefferson perderia a duas cadeiras que possui no plenário dos senadores.

São projeções, ainda precárias. A disputa por vaga no Senado é das mais incertas. Sobretudo, porque a menos de doze semanas da eleição é alta a proporção de eleitores que não definiram um candidato preferencial. Em alguns estados a indecisão supera 30% dos votos disponíveis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.