Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

O jardineiro casual

Por Marcelo Marthe Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ideias práticas e reflexões culturais sobre jardinagem, paisagismo e botânica
Continua após publicidade

Cuidados com a horta: a hora de plantar é agora

A chegada do frio abre o período de ouro do cultivo de verduras e legumes no sudeste. É hora de arregaçar as mangas e dar um banho de loja nos canteiros

Por Marcelo Marthe Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 abr 2017, 19h18 - Publicado em 27 abr 2017, 19h15

Ter uma horta sempre foi, para mim, uma experiência de altos e baixos. No auge do verão, o cultivo de verduras e legumes fica muito prejudicado. Dá vontade de sentar e chorar. A gente recorre a expedientes sem fim para amenizar o tormento do calorão e das chuvas, mas nunca é como nos bons tempos. Pois alegre-se: os bons tempos estão de volta. Nessa altura do outono, abre-se a melhor janela de oportunidade para fazer uma renovação geral na horta e deixá-la tão exuberante que as visitas vão ficar de boca aberta.

1 – RENOVE OS CANTEIROS

É tempo de revirar os canteiros, arrancar as ervas daninhas (sai, titirica!) e turbiná-los com o melhor esterco disponível. Se você tem uma composteira doméstica, já está bem assegurado nesse sentido. Senão, recomendo ir atrás de estercos produzidos de forma artesanal e orgânica por pequenos produtores rurais e urbanos. Na falta de, vale quebrar o galho com sacos de terra vegetal e húmus de minhoca à venda nas floras. Mas busque os mais concentrados na praça.

Horta
Horta com plantio adensado (IStock/Getty Images)

2 – ESCOLHA AS PLANTAS CERTAS

Continua após a publicidade

Pela minha experiência, eu diria que não há nada mais cômodo e eficaz para a horta do que comprar bandejas com mudinhas de alface, escarola, agrião e afins. Você economiza tempo e perde muito menos mudas. Dentre as verduras, a única que costumo plantar em sementes, diretamente no canteiro, é a rúcula – que vai muito bem, aliás, nessa época. Vale demais investir nela. Salsa, cebolinha, salsão, alho poró, ervas em geral também podem engrossar sua lista.

Se você dispõe de espaço razoável, considere ainda a ideia de plantar uma leguminosa que adora o frio: a ervilha. Nesse caso, o segredo é semeá-las em locais bem ensolarados. E não precisa necessariamente usar sementes para produtores: ervilhas secas inteiras, compradas no mercado ou na feira, funcionam que é uma maravilha.

Ervilhas
Ervilhas recém-colhidas (IStock/Getty Images)

3 – CUIDADOS ADICIONAIS

Continua após a publicidade

Lembre-se de que, se essa fase do outono é úmida, lá pelo meio de julho a coisa vai se inverter e virá a seca. Por isso, combine sempre espécies de porte diferentes e busque não espaçá-las demais. Essa é a famosa tática do “unidos venceremos”: criar um microclima no qual uma planta ajuda a outra a manter a umidade de suas raízes.

Última pegadinha: nessa etapa do ano, quando a luz do sol diminui de intensidade e os dias ficam mais curtos, é recomendável tirar as eventuais coberturas de tela sombrite que foram tão úteis no verão. Mas é bom mantê-las por perto: você pode ter de correr para instalá-las de novo em caso de ameaça de geada (tóc-tóc-tóc – vade retro esse algoz de verduras…). Mas isso já é assunto para outro post.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.