Assassinaram o camarão? Que nada: ele está bem vivo e brilhando
As plantas conhecidas por esse nome popular são elementos valiosos para compor um jardim tropical. Confira os tipos raros que estão florindo agora
“Assassinaram o Camarão/ Assim começou a tragédia/ No fundo do mar”, diz a letra daquele pagodinho bamba dos Originais do Samba. O trocadilho é tortuoso, mas vá lá: se assassinassem os camarões – nome popular de muitas plantas da família das acantáceas – ocorreria uma tragédia irremediável no jardim tropical.
Com imensa variedade de tamanhos, cores, formas e capacidade de adaptação à luz/umidade, as espécies da família são elemento fundamental em qualquer jardim desse tipo. São plantas perenes, com ótima tolerância às podas e condições de sombra. E sua floração espetacular é extremamente durável: as espigas que lhe valem o nome popular de camarão são formadas, na verdade, por folhas diferenciadas (chamadas tecnicamente de brácteas), em meio às quais surgem as flores minúsculas. Coloridíssimas, essas brácteas surgem antes das flores em si e persistem na planta por um bom tempo, dando o efeito de uma longa e luxuriante florada.
Ao longo deste post, confira alguns camarões que estão bombando na estação. E aguarde, em breve, o programa do Jardineiro Casual com dicas de uso no paisagismo e cultivo dessas plantas.