Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Série ‘The Nevers’, da HBO, mostra dilemas de superheroínas vitorianas

De maneira envolvente, ainda que irregular, a produção reedita tema constante da cultura pop deste século — a euforia e o fardo de possuir poderes especiais

Por Isabela Boscov Atualizado em 4 jun 2024, 14h08 - Publicado em 9 abr 2021, 06h00

Um objeto de origem ignorada cruza o céu de Londres em um dia do fim do século XIX, e as partículas que se desprendem dele fazem germinar nas mulheres — e em alguns poucos homens — habilidades estranhas. Algu­mas são surpreendentes, como os lampejos que a viúva Amalia True (a excelente Laura Donnelly) às vezes tem do futuro, ou o dom de sua amiga inventora Penance Adair (a encantadora Ann Skelly) de enxergar o fluxo da eletricidade. Outras são desconcertantes: há a menina que não controla os idiomas em que fala, a jovem que transforma qualquer coisa em vidro. E outras mais são decididamente perigosas — caso da maneira como Bonfire Annie (Rochelle Neil) conjura fogo, ou da força e compulsão da ex-paciente psiquiátrica Maladie (Amy Manson) para matar. The Nevers (Inglaterra, 2021), série da HBO que estreia neste domingo, 11, reedita assim de modo envolvente, ainda que irregular, o tema mais constante na cultura pop deste século: o dos poderes especiais que ao mesmo tempo alijam quem os tem e provocam temor e cobiça em quem não os possui. Olhando-se por qualquer ângulo, a conclusão é a mesma — só uma sensação muito pervasiva de impotência e fragilidade pode produzir tamanha fixação.

+ Compre o DVD Blu-Ray Os Vingadores – The Avengers
+ Compre o DVD Blu-Ray X-men – Fênix Negra
+ Compre o livro O Poder Sobrenatural de Uma Mente Transformada

E nenhuma época encapsula tão bem a ideia de vulnerabilidade quanto a era vitoriana — uma era de transformações velozes, de riqueza crescente contraposta à miséria, de ciência e de obsessão pelo oculto. É em um orfanato financiado por uma ricaça que Amalia e Penance recolhem as crianças e adultos “tocados” — mas qualquer equilíbrio que elas tenham conseguido forjar ali está rapidamente se desfazendo. Desde o protagonismo do bando de desajustados, The Nevers tem todas as marcas de seu criador e diretor de três dos seis episódios, o Joss Whedon de Buffy e dos dois primeiros Vingadores. Em ironia flagrante, ele foi afastado de sua criação: conforme uma série de denúncias recentes por comportamento “não apropriado”, não há jovem atriz que, estando no mesmo recinto que ele, não se encontre em situação potencialmente vulnerável.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 14 de abril de 2021, edição nº 2733

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

Os Vingadores - The Avengers
Os Vingadores – The Avengers
X-men - Fênix Negra
X-men – Fênix Negra
O Poder Sobrenatural de Uma Mente Transformada
O Poder Sobrenatural de Uma Mente Transformada

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.