Namorados: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Isabela Boscov

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Está sendo lançado, saiu faz tempo? É clássico, é curiosidade? Tanto faz: se passa em alguma tela, está valendo comentar. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

A Colina Escarlate

Por Isabela Boscov Atualizado em 11 jan 2017, 16h02 - Publicado em 14 out 2015, 19h57

A aventura gótica de Guillermo del Toro.

Abençoada seja a ignorância das heroínas dos romances góticos: não fossem elas tão cegas aos sinais de que o sujeito sedutor que as corteja carrega por aí um segredo cavernoso, metade da literatura do século XIX não existiria.

E, por extensão, sem Jane Eyre, O Morro dos Ventos Uivantes ou Rebecca (que, apesar de ter sido publicado em 1938, é perfeitamente vitoriano) também não haveria A Colina Escarlate. O diretor mexicano Guillermo del Toro supera até a si mesmo – o que não é fácil – em exuberância e saturação sensorial para contar a história de Edith Cushing (Mia Wasikowska), a jovem inocente, mas cheia de independência, que apesar dos avisos paternos se apaixona pelo baronete Thomas Sharpe (Tom Hiddleston) e vai morar com ele nas charnecas desoladas do norte da Inglaterra, em uma enorme mansão arruinada. Lá, por entre os corredores escuros, os quartos trancados, as paredes mofadas e as madeiras corroídas ocultam-se várias assombrações – algumas fantasmagóricas, outras bem reais, como a irmã de Thomas, Lady Lucille (Jessica Chastain), que segue Edith por toda parte com olhar de ódio.

escarlate_mat1

Antes de mais nada, é preciso esclarecer: A Colina Escarlate não é um filme de terror. É um romance gótico, sem tirar nem pôr. Mas, como é seu hábito, Del Toro imprime ao gênero alguns traços personalíssimos. O primeiro, claro, é que ele pega aquele velho mandamento do filme de casa assombrada – a casa é ela própria um personagem – e o leva às últimas consequências: desafio alguém a encontrar um set mais repleto de detalhes, mais intrincado, mais carregado de desvãos, cores e texturas que a mansão dos Sharpe. É tão magnífico o trabalho de Del Toro, tão completa a maneira como a casa é trazida à vida, que por vezes ela ameaça atropelar a história: por mais presença que tenham Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e especialmente Jessica Chastain, é difícil a eles competir com um cenário concebido para monopolizar em tal grau a atenção.

Continua após a publicidade

escarlate_mat2

O que restabelece o equilíbrio a A Colina Escarlate é o mistério central, muito mais depravado do que qualquer autor do século XIX ousaria publicar – e, de novo, quando se chega à resolução do mistério e o filme mais uma vez começa a perder força, alguns lances de violência verdadeiramente horripilante. Não é o melhor filme de Del Toro: para mim, o ápice dele, a demonstração de como a imaginação dele pode ser única e extraordinária, ainda está em O Labirinto do Fauno. Mas a César o que é de César: tem muito pouco cineasta por aí com peito de fazer um filme de grande orçamento tão intensamente pessoal e tão obsessivamente concebido como A Colina Escarlate.


Trailer

Continua após a publicidade

A COLINA ESCARLATE
(Crimson Peak)
Estados Unidos, 2015
Direção: Guillermo del Toro
Com Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Tom Hiddleston, Jim Beaver, Charlie Hunnam, Burn Gorman, Leslie Hope
Distribuição: Universal

Desde 2004 venho escrevendo sobre o trabalho de Guillermo del Toro. Leia aqui as resenhas de outros filmes dele, e uma entrevista exclusiva:

Continua após a publicidade

Hellboy

O Labirinto do Fauno

Hellboy II – O Exército Dourado

Círculo de Fogo

Continua após a publicidade

Entrevista com Guillermo del Toro

Noturno

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai a partir de R$ 7,48)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.