Milionário planeja recriar Império Russo em ilhas do Pacífico
Anton Bakov está negociando o "aluguel" de três ilhas pertencentes a Kiribati para reviver a monarquia da Rússia

Cem anos após a Revolução Russa, o milionário Anton Bakov planeja reviver a monarquia em três ilhas remotas do Oceano Pacífico. Junto com a esposa, Maria, Bakov está em negociação com autoridades de Kiribati, a nação menos visitada do mundo, para recriar o Império Romanov em partes inabitadas de suas terras.
Dedicado ao sonho de uma “Rússia alternativa”, Bakov já tentou acordos com Montenegro e as Ilhas Cook para alugar parte de seus territórios. O governo de Kiribati, porém, foi o primeiro a demonstrar interesse no projeto, de olho no investimento de 350 milhões de dólares (cerca de 1 bilhão de reais) prometido pelo russo, informou a rede BBC.
https://twitter.com/guardian/status/828869431472377856
Bakov espera que a “construção” do novo país empregue até mil cidadãos de Kiribati nos próximos dez ou quinze anos. “Nossas principais fontes de dinheiro serão hotéis ecológicos, fábricas de processamento de peixe e agricultura”, disse o milionário ao jornal The Guardian. Os planos incluem a construção de um aeroporto, estações de energia solar, hospitais, escolas e até uma Universidade Imperial Russa.
Além de ser um defensor enérgico das monarquias, o milionário acredita que sua ideia pode agradar “patriotas”, que estão infelizes com o governo do presidente Vladimir Putin. Ainda assim, Bakov não espera que muitos russos decidam trocar o país original por sua versão tropical. “O clima equatorial não agrada a população russa, mas os investimentos vindos do país serão altos”, defende.