Suldurumi abre exposição interativa no Centro Cultural Coreano no Brasil
Artista plástico sul-coreano mistura arte tradicional com elementos contemporâneos e poesia

O artista plástico sul-coreano Suldurumi abriu, ontem, a exposição Pintura coreana: carimbo e design no Centro Cultural Coreano no Brasil, em São Paulo. Na mostra, o artista reinterpreta as artes tradicionais do país por meio de técnicas contemporâneas com elementos do bojagi (arte têxtil que une retalhos geométricos em um tecido único, em geral, para o embrulho de presentes). Suldurumi usa também referências à pintura folclórica coreana bastante popular entre os séculos XVIII e XIX, que retratava o cotidiano e os costumes da Coreia da época. Além dessas influências visuais, o artista ainda se inspira na poesia de Yun Dong-ju (1917-1945), reconhecido por seus poemas de resistência durante a ocupação japonesa.
Em sua releitura, Suldurumi pinça cenas dessas obras milenares e as reproduz pela sobreposição de carimbos. Pouco a pouco, a folha em branco vai ganhando formas e cores aparentemente desconexas e abstratas até se revelar numa figura bem elaborada e repleta de detalhes:
“Acredito que esta exposição pode mostrar como a minha arte, de aparência antiga, pode passar por uma transformação natural, tornando-se uma expressão visual acessível e significativa para todos ao redor do mundo. Mesmo com as mudanças, espero que possamos redescobrir o charme único da estética coreana, sem perder suas cores autênticas e o espírito simples de nossos ancestrais, que usavam o humor e a sátira como formas de expressão”, contou Suldurumi.
Além de trazer as artes que inspiram o artista impressas e distribuídas pelo espaço, a exposição terá conjuntos de carimbos à disposição do público, que poderá experimentar a pintura por meio deles, criando suas próprias obras e levando-as como lembrança da experiência.