Microdramas: a febre das novelas chinesas de 1 minuto que ganha o Brasil
Eles são a nova estratégia do governo chinês para incentivar o consumo da cultura local e o turismo no país

Os famosos microdramas chineses, que movimentam impressionantes US$ 5 bilhões por ano e estão se tornando uma febre no Brasil, são a nova estratégia do governo chinês para incentivar o consumo da cultura local e o turismo no país. A Administração Nacional de Rádio e Televisão da China lançou, esta semana, o programa microdrama plus. Essas pequenas novelas, com episódios de apenas um minuto, são gravadas no formato vertical, projetadas para consumo em smartphones, e caracterizadas por narrativas intensas e cheias de reviravoltas. Com ritmo acelerado, o microdrama combina elementos de drama e vídeos curtos, alinhando-se ao formato rápido e popular que domina plataformas como TikTok e Instagram Reels.
O projeto do governo chinês prevê o lançamento de cerca de 300 novos microdramas este ano, acompanhando o boom do formato no mundo. Além de alcançar grandes audiências, impulsiona o download de plataformas chinesas nos mercados ocidentais.