Guru do skincare coreano propõe nova forma de encarar o envelhecimento
Professor de K-Beauty explica como adotar hábitos que retardam os sinais do tempo em evento do Centro Cultural Coreano no Brasil

Especialista em beleza masculina, o professor sul-coreano Ho Seok Jeong, conhecido como Shawn, é o destaque desta quarta-feira no workshop de K-Beauty, promovido pelo Centro Cultural Coreano no Brasil em parceria com o Instituto Rei Sejong. A atividade integra o Festival de Cultura Coreana de São Paulo, que celebra os 80 anos de libertação do país. Em entrevista exclusiva à coluna Giro pelo Oriente, da Veja, Shawn explicou por que o skincare coreano conquistou o mundo e falou sobre a nova tendência que vem ganhando espaço na indústria da beleza: o envelhecimento lento.
A tendência do envelhecimento lento vem ganhando força no mercado de skincare. De que forma ela muda a maneira como cuidamos da pele e quais cuidados específicos você recomenda para homens e mulheres?
O conceito de prevenir o envelhecimento está se transformando em uma perspectiva de envelhecer de forma saudável e lenta. Eu acredito que essa tendência não é uma moda passageira, mas a base para o futuro da indústria de cuidados com a pele. O ponto principal da prevenção é a consistência na rotina e a escolha dos ingredientes. Como os homens têm uma produção ativa de óleo e a pele sofre mais irritação devido ao barbear, é necessário um cuidado focado em acalmar e hidratar. Já para as mulheres, é importante concentrar-se na elasticidade e na manutenção da hidratação. Acredito que, ao adotar hábitos de vida e cuidados com a pele visando o envelhecimento lento desde os 20 anos, é possível envelhecer com uma pele muito mais saudável.
A indústria de cosméticos coreana já é referência mundial. Quais são os diferenciais dos produtos de skincare masculino produzidos na Coreia em relação aos desenvolvidos em outras regiões?
Os produtos coreanos se destacam pelo cuidado com detalhes como textura, fragrância e sensorial, o que permite que sejam absorvidos de forma confortável e sem agredir a pele. Além disso, as linhas masculinas na Coreia não são rotuladas apenas como para homens. Há um esforço real em criar formulações mais específicas, levando em conta o estilo de vida e o tipo de pele. Por isso, acredito que esses produtos têm grande competitividade no mercado global.
Quais orientações o senhor daria para as pessoas na meia-idade que desejam manter a pele saudável?
Após a meia-idade, a resiliência se torna mais importante do que o cuidado. Por isso, eu destaco a importância principalmente da capacidade de analisar os ingredientes e da constância na rotina básica. Ao invés de usar produtos luxuosos sem critério, o mais eficaz é usar continuamente produtos que contenham ingredientes essenciais para a pele, como retinol, peptídeos, ácido hialurônico e ceramidas. Além disso, como o estilo de vida reflete diretamente na pele, é importante encarar o sono, a alimentação e o controle do estresse como partes integrantes dos cuidados com a pele.
Que rotina simples e eficaz o senhor recomenda para homens e mulheres que estão iniciando os cuidados com a pele?
Falando de forma bem simples, nessa ordem: limpeza, tônico hidratante, sérum calmante ou hidratante, creme hidratante, protetor solar. À noite, basta tirar o protetor solar e, se quiser, adicionar algo funcional como um produto com retinol ou clareador. No caso dos homens, como geralmente há um desequilíbrio entre oleosidade e hidratação, eu recomendo começar com uma rotina suave e focada em hidratação, sem ingredientes agressivos.
Quais são os erros mais comuns que são cometidos especialmente no início da rotina de skincare?
Tentar fazer tudo de uma vez. Muitas pessoas tentam esfoliar, clarear, usar ampolas e máscaras ao mesmo tempo, o que acaba tornando a pele mais sensível ou até causando reações adversas.
Como a pele responde aos hábitos, o mais importante é manter uma rotina simples, mas consistente.
Quais são os ingredientes que o senhor considera indispensáveis em uma rotina eficaz?
Para a pele masculina, os pilares são: ação calmante, equilíbrio entre oleosidade e hidratação, e efeito antioxidante. Entre os ingredientes calmantes, destacam-se a centella asiática e a alantoína; já entre os hidratantes, exemplos comuns são o ácido hialurônico, o pantenol e as ceramidas. Para uniformizar o tom da pele e oferecer proteção antioxidante, a niacinamida e a vitamina C são ativos frequentemente utilizados.
Como começou a sua trajetória no mercado de beleza e o que o levou a se especializar em skincare masculino?
Comecei minha carreira como artista de maquiagem, atuando como maquiador global da Amorepacific. Por meio desse trabalho, eu tive contato com diversos tipos de pele e necessidades culturais e percebi que uma vez que a pele masculina é diferente da feminina na sua estrutura, a abordagem também deve ser diferente. Especialmente fora da Coreia, observei que muitos homens, mesmo interessados em cuidados com a pele, hesitam por não saberem por onde começar. Senti que o meu papel era preencher essa lacuna e foi isso que me levou a me aprofundar ainda mais nessa área.
O senhor iniciou a carreira como maquiador global da Amorepacific. Por que essa experiência moldou sua visão sobre os cuidados com a pele masculina?
Essa experiência mudou completamente minha forma de enxergar a pele. Aprendi na prática que, independentemente da nacionalidade, etnia ou gênero, cada pessoa tem uma pele diferente e que exige abordagens específicas. No caso dos homens, fatores como a produção de sebo, a espessura da pele e a irritação repetitiva causada pelo barbear são aspectos únicos. Isso me fez ter certeza de que não basta apenas compartilhar produtos femininos com os homens, mas é necessário considerar as características estruturais da pele masculina para montar uma rotina adequada.
Com experiência acadêmica na Universidade Woosong, como o senhor avalia a formação de novos profissionais em beleza masculina na Coreia do Sul?
O número de estudantes que desejam seguir carreira na área de beleza masculina tem crescido de forma constante. Eles também demonstram muito interesse em criação de conteúdo, branding nas redes sociais e desenvolvimento de produtos; ou seja, querem se tornar não apenas artistas, mas também planejadores, criadores e líderes. Como educador, meu papel é conectar esses talentos e ajudá-los a desenvolver seu potencial. Acredito que a Coreia pode se tornar um centro de formação de especialistas em beleza masculina.