Cantora sul-coreana se apresenta com brasileiros no Blue Note
Yumi Park é conhecida como 'musa cult' da Bossa Nova

A cantora sul-coreana Yumi Park se une a nove músicos brasileiros com carreira internacional para o espetáculo Gafieira Botânica, em única apresentação, no palco do Blue Note, sábado, 22, às 20h. O saxofonista Marcelo Martins, a pianista Ana Azevedo, o trompetista Diogo Gomes, o percussionista André Fróes, o trombonista Eduardo Motta Jr., o saxofonista Zé Maria, o baterista Christiano Galvão, o guitarrista Thiago Trajano e o arranjador e contrabaixista Lipe Portinho compõem a base desse espetáculo com muita bossa-nova, MPB, soltinhos, gafieira e até clássicos do jazz.
No repertório, “Três apitos”, de Noel Rosa, “Águas de Março”, de Tom Jobim, “A Rã”, de João Donato, “Mas que Nada”, de Jorge Ben Jor, “All of Me”, de Gerald Marks e Seymour Simons:
“Eu estou muito feliz e honrada em fazer parte da Gafieira Botânica. É um desafio muito gostoso e estou muito animada para esse show. Teremos os clássicos da Bossa Nova e aquele jazz bem gostoso com os super arranjos de Lipe Portinho”, adianta Yumi Park.
A cantora nasceu na Coreia do Sul e chegou ao Brasil com doze anos de idade. O ano era 1994 e, por conta do trabalho do pai, comerciante, veio com a família numa jornada para o outro lado do mundo sem saber muito como se adaptar. A chegada ao Brasil, porém, trouxe algo inesperado: a tal da Bossa Nova:
“Eu tinha um sonho desde pequena de ser cantora, mas a chave virou mesmo somente quando conheci a Bossa Nova. Entendi que meu lugar era aqui e fiz de tudo para vir para o Rio realizar esse sonho que, dia após dia, está se tornando realidade”, descreve Yumi, acrescentando que tem como inspiração para sua vida artística as brasileiríssimas cantoras Gal Costa, Elis Regina, Leny Andrade, Joyce Moreno, Rosa Passos, Mônica Salmaso, Luciana Souza, Flora Purim e Leila Pinheiro.
O amor pela Bossa Nova a levou a iniciar o circuito pelo berço do gênero musical: o Beco das Garrafas. Lá fez muitas apresentações angariando fãs. Em janeiro deste ano cantou na praia para uma multidão em um mega evento celebrando o Dia da Bossa Nova e agora, dia 22 de fevereiro, sábado, sobe ao palco do Blue Note ao lado de um escrete de nove músicos brasileiros, o grupo Gafieira Botânica, para apresentar ao público canções de Noel Rosa, Tom Jobim, Carlinhos Lyra, Vinícius de Moraes e Jorge Ben Jor numa versão bem swingada apimentada por um naipe de sopros. O lado oriental surge no figurino minimalista, nos olhos, cabelos e na postura elegantemente discreta, mas que ninguém se engane: é uma sul-coreana brazuca e diz com orgulho:
“Minha influência é bem brasileira”.