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Giro pelo Oriente

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O que está rolando na Ásia

Brasileiros mergulham nos dramas asiáticos e audiência da Viki dispara

Em entrevista exclusiva, executiva da plataforma revela por que o Brasil se tornou prioridade

Por Ana Cláudia Guimarães
17 jul 2025, 08h30

No país onde as novelas fazem parte da identidade cultural, os dramas asiáticos encontraram um terreno fértil. Há 15 anos, a plataforma japonesa Viki Rakuten, com sede nos Estados Unidos e escritórios em diversos países da Ásia, percebeu essa demanda brasileira e começou a investir de forma mais estratégica no país: lançou perfis locais nas redes sociais, acelerou a oferta de legendas em português e começou a incluir o Brasil em seus planos de comunicação global. É que o público brasileiro é considerado, digamos, animado porque comenta cada episódio de dramas, cria fanpages, edita vídeos e, muitas vezes, introduz novos espectadores ao universo dos k-dramas, c-dramas e j-dramas. A plataforma tem 100 milhões de usuários, sendo que mais de 11 milhões registrados aqui no país, um dos maiores mercados. O total de exibição dos dramas asiáticos, segundo a Viki, aumentou em 30% em relação a 2024. Hoje, o k-drama “A primeira noite com o duque”é o primeiro lugar da plataforma no mundo, inclusive, no Brasil. Em entrevista exclusiva, Jaehee Hong, vice-presidente sênior de conteúdo da Viki Rakuten, fala sobre números, interatividade, e por que o Brasil se tornou um dos maiores mercados e uma prioridade para a Viki Rakuten.

“Nós começamos a intensificar nossos esforços de marketing no país, começando por nossas operações de comunicação e mídias sociais regionais, lançando, por exemplo, nossas contas locais no Instagram e no TikTok para alcançar mais usuários e interagir com nossos fãs brasileiros”, contou Jaehee Hong.

Jaehee Hong, vice-presidente sênior de conteúdo da Viki Rakuten
Jaehee Hong, vice-presidente sênior de conteúdo da Viki Rakuten (//Divulgação)

A executiva da Viki revelou também que a plataforma faz toda a curadoria de conteúdo baseada na relevância cultural e, claro, no comportamento do público. Segundo Jaehee Hong, a plataforma descobriu um jeito de interagir com o público brasileiro:

“Prestamos muita atenção ao que os espectadores no Brasil estão assistindo, interagindo e pedindo. Com mais de uma década de experiência em levar conteúdo asiático para públicos globais, desenvolvemos uma compreensão sólida do que é popular localmente, de k-dramas românticos a dramas históricos e séries de fantasia”.

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O público brasileiro, segundo a Viki, está entre os mais engajados do mundo quando se trata de streaming. Há uma clara preferência por dramas que tenham estrutura e narrativa emocional semelhantes às novelas, o que torna gêneros como romance e melodrama especialmente populares. Então, o que diferencia esses fãs? Eles não se limitam a assistir ao conteúdo. Participam de discussões online, criam páginas de fãs e interagem com criadores e plataformas nas redes sociais. O nível de conexão emocional é algo muito especial e característico dos espectadores brasileiros e latino-americanos. Eles não apenas assistem a dramas, eles os vivenciam, transformando a visualização em uma experiência compartilhada:

“A paixão dos fãs brasileiros se reflete na rapidez com que adotam novas tendências e atração para a popularidade das séries. Essa rapidez faz do Brasil um público-alvo fundamental, não apenas em termos de audiência, mas também de promoção orgânica, ajudando o conteúdo a alcançar ainda mais pessoas. Vemos também que os conteúdos coreano, chinês e japonês são um grande sucesso no país”, diz a executiva da Viki.

A prioridade da plataforma, agora, é mostrar o que está sendo produzido na Ásia e fazer uma curadoria de conteúdo de todos os gêneros da Coreia, da China, do Japão, de Taiwan e da Tailândia. Jaehee Hong adianta que os K-dramas continuam sendo os mais populares no Brasil, mas há um interesse crescente por C-dramas, principalmente entre fãs que apreciam gêneros históricos e de fantasia, e por J-dramas, com narrativas emocionantes.

“O público brasileiro é curioso e aberto, o que nos permite oferecer conteúdo que retrata a cultura de todas as regiões. A tendência atual são adaptações de webcomics icônicos. Paralelamente a isso, temos tido mais idols do K-pop nos elencos das séries, o que traz um público ainda maior tanto para a plataforma quanto para o drama em si. Por exemplo, tivemos um grande drama chamado “Grupo de estudos”, que estreou em janeiro e conquistou o público. Entre os novos títulos do catálogo da plataforma está “Minha namorada é o cara!”. É estrelado por Sasha, da boyband Astro, e por Arin, da gilrl band Oh My Girl”.

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