Brasileiros mergulham nos dramas asiáticos e audiência da Viki dispara
Em entrevista exclusiva, executiva da plataforma revela por que o Brasil se tornou prioridade

No país onde as novelas fazem parte da identidade cultural, os dramas asiáticos encontraram um terreno fértil. Há 15 anos, a plataforma japonesa Viki Rakuten, com sede nos Estados Unidos e escritórios em diversos países da Ásia, percebeu essa demanda brasileira e começou a investir de forma mais estratégica no país: lançou perfis locais nas redes sociais, acelerou a oferta de legendas em português e começou a incluir o Brasil em seus planos de comunicação global. É que o público brasileiro é considerado, digamos, animado porque comenta cada episódio de dramas, cria fanpages, edita vídeos e, muitas vezes, introduz novos espectadores ao universo dos k-dramas, c-dramas e j-dramas. A plataforma tem 100 milhões de usuários, sendo que mais de 11 milhões registrados aqui no país, um dos maiores mercados. O total de exibição dos dramas asiáticos, segundo a Viki, aumentou em 30% em relação a 2024. Hoje, o k-drama “A primeira noite com o duque”é o primeiro lugar da plataforma no mundo, inclusive, no Brasil. Em entrevista exclusiva, Jaehee Hong, vice-presidente sênior de conteúdo da Viki Rakuten, fala sobre números, interatividade, e por que o Brasil se tornou um dos maiores mercados e uma prioridade para a Viki Rakuten.
“Nós começamos a intensificar nossos esforços de marketing no país, começando por nossas operações de comunicação e mídias sociais regionais, lançando, por exemplo, nossas contas locais no Instagram e no TikTok para alcançar mais usuários e interagir com nossos fãs brasileiros”, contou Jaehee Hong.

A executiva da Viki revelou também que a plataforma faz toda a curadoria de conteúdo baseada na relevância cultural e, claro, no comportamento do público. Segundo Jaehee Hong, a plataforma descobriu um jeito de interagir com o público brasileiro:
“Prestamos muita atenção ao que os espectadores no Brasil estão assistindo, interagindo e pedindo. Com mais de uma década de experiência em levar conteúdo asiático para públicos globais, desenvolvemos uma compreensão sólida do que é popular localmente, de k-dramas românticos a dramas históricos e séries de fantasia”.
O público brasileiro, segundo a Viki, está entre os mais engajados do mundo quando se trata de streaming. Há uma clara preferência por dramas que tenham estrutura e narrativa emocional semelhantes às novelas, o que torna gêneros como romance e melodrama especialmente populares. Então, o que diferencia esses fãs? Eles não se limitam a assistir ao conteúdo. Participam de discussões online, criam páginas de fãs e interagem com criadores e plataformas nas redes sociais. O nível de conexão emocional é algo muito especial e característico dos espectadores brasileiros e latino-americanos. Eles não apenas assistem a dramas, eles os vivenciam, transformando a visualização em uma experiência compartilhada:
“A paixão dos fãs brasileiros se reflete na rapidez com que adotam novas tendências e atração para a popularidade das séries. Essa rapidez faz do Brasil um público-alvo fundamental, não apenas em termos de audiência, mas também de promoção orgânica, ajudando o conteúdo a alcançar ainda mais pessoas. Vemos também que os conteúdos coreano, chinês e japonês são um grande sucesso no país”, diz a executiva da Viki.
A prioridade da plataforma, agora, é mostrar o que está sendo produzido na Ásia e fazer uma curadoria de conteúdo de todos os gêneros da Coreia, da China, do Japão, de Taiwan e da Tailândia. Jaehee Hong adianta que os K-dramas continuam sendo os mais populares no Brasil, mas há um interesse crescente por C-dramas, principalmente entre fãs que apreciam gêneros históricos e de fantasia, e por J-dramas, com narrativas emocionantes.
“O público brasileiro é curioso e aberto, o que nos permite oferecer conteúdo que retrata a cultura de todas as regiões. A tendência atual são adaptações de webcomics icônicos. Paralelamente a isso, temos tido mais idols do K-pop nos elencos das séries, o que traz um público ainda maior tanto para a plataforma quanto para o drama em si. Por exemplo, tivemos um grande drama chamado “Grupo de estudos”, que estreou em janeiro e conquistou o público. Entre os novos títulos do catálogo da plataforma está “Minha namorada é o cara!”. É estrelado por Sasha, da boyband Astro, e por Arin, da gilrl band Oh My Girl”.