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Giro pelo Oriente

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O que está rolando na Ásia

Brasil é destino estratégico para K-cultura

Governo coreano inaugura agência criativa no Brasil e quer parcerias no setor audiovisual

Por Ana Cláudia Guimarães
3 fev 2025, 17h40

O governo sul-coreano acaba de abrir em São Paulo a Kocca, agência de conteúdo criativo do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo Coreano, a primeira unidade no Brasil. Sob liderança de Bryan Hyoungmin Kim, o objetivo é fomentar o conteúdo da cultura coreana no Brasil. Inclusive, fazer parcerias com o Brasil em projetos audiovisuais.

Segundo o diretor, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial no uso de serviços de streaming, com 65% da população utilizando essas plataformas (comparado à mídia global de 56%), além de ser o segundo maior mercado em número de assinantes da Netflix. O país também se destaca como o quinto maior mercado de jogos do mundo, consolidando-se como um destino estratégico para as empresas de conteúdo coreanas interessadas em expandir suas operações. Para falar sobre o interesse da Coreia no mercado brasileiro, Bryan Hyoungmin Kim bateu um papo com a Giro pelo Oriente:

O que você acha do mercado brasileiro? De acordo com o relatório anual sobre a indústria de conteúdo publicado pela Korea Creative Content Agency, o tamanho do mercado da indústria de conteúdo brasileira está em 12º lugar no mundo. Em particular, a taxa média de crescimento anual do mercado de conteúdo brasileiro de 2022 a 2027 deve ser superior a 6%, o que é o dobro da média global. O Brasil tem visto um crescimento significativo no setor audiovisual, incluindo transmissão e filmes, bem como no setor musical.

Por que a decisão de trazer Kocca para o Brasil? Recentemente, dramas e músicas coreanas se tornaram muito populares no Brasil. A popularidade do conteúdo se desenvolveu em uma percepção positiva da Coreia, e o número de brasileiros visitando a Coreia em 2024 aumentou em 170% em comparação ao ano passado, chegando a 32.378.

O Brasil é o país com a maior posição nos setores econômico e cultural da América do Sul. A Coreia espera que a indústria cultural brasileira cresça muito rapidamente e estabeleceu o Kocca Brazil Center para construir um relacionamento cooperativo sustentável entre os dois países.

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Quais são as expectativas da agência em relação ao Brasil? Na Reunião dos Ministros da Cultura do G20 em Salvador em 2024, os governos brasileiro e coreano assinaram um Memorando de Entendimento sobre vários tópicos do setor cultural, incluindo jogos, festivais, museus e direitos autorais.

O KOCCA Brazil Center busca expandir as oportunidades de negócios entre empresas de conteúdo brasileiras e coreanas e construir um relacionamento cooperativo que promoverá o crescimento futuro de ambos os países no mercado global.

Quais são as metas para 2025? O ano de 2025 é o primeiro em que o Kocca Brazil Center opera oficialmente no Brasil. Este ano, convidaremos empresas coreanas para os principais mercados realizados no Brasil, ou empresas brasileiras para os principais mercados realizados na Coreia.

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Por meio desses esforços, expandiremos as oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e coreanas. Além disso, fortaleceremos o relacionamento cooperativo entre os dois países participando de vários eventos culturais realizados no Brasil.

Existe a possibilidade de criar uma parceria audiovisual Coreia-Brasil? Sou muito grato que os dramas e programas de entretenimento coreanos sejam tão amados no Brasil. A Coreia tem histórias criativas, planejamento, direção e excelentes empresas de produção na indústria audiovisual.

Recentemente, o Brasil tem implementado ativamente políticas nacionais para fomentar a indústria audiovisual. Refletindo essa tendência, espera-se que as indústrias audiovisuais do Brasil e da Coreia formem várias formas de parcerias. O Kocca Brazil Center desempenhará um papel importante na expansão da cooperação entre os dois países na indústria audiovisual.

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