Brasil é destino estratégico para K-cultura
Governo coreano inaugura agência criativa no Brasil e quer parcerias no setor audiovisual

O governo sul-coreano acaba de abrir em São Paulo a Kocca, agência de conteúdo criativo do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo Coreano, a primeira unidade no Brasil. Sob liderança de Bryan Hyoungmin Kim, o objetivo é fomentar o conteúdo da cultura coreana no Brasil. Inclusive, fazer parcerias com o Brasil em projetos audiovisuais.
Segundo o diretor, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial no uso de serviços de streaming, com 65% da população utilizando essas plataformas (comparado à mídia global de 56%), além de ser o segundo maior mercado em número de assinantes da Netflix. O país também se destaca como o quinto maior mercado de jogos do mundo, consolidando-se como um destino estratégico para as empresas de conteúdo coreanas interessadas em expandir suas operações. Para falar sobre o interesse da Coreia no mercado brasileiro, Bryan Hyoungmin Kim bateu um papo com a Giro pelo Oriente:
O que você acha do mercado brasileiro? De acordo com o relatório anual sobre a indústria de conteúdo publicado pela Korea Creative Content Agency, o tamanho do mercado da indústria de conteúdo brasileira está em 12º lugar no mundo. Em particular, a taxa média de crescimento anual do mercado de conteúdo brasileiro de 2022 a 2027 deve ser superior a 6%, o que é o dobro da média global. O Brasil tem visto um crescimento significativo no setor audiovisual, incluindo transmissão e filmes, bem como no setor musical.
Por que a decisão de trazer Kocca para o Brasil? Recentemente, dramas e músicas coreanas se tornaram muito populares no Brasil. A popularidade do conteúdo se desenvolveu em uma percepção positiva da Coreia, e o número de brasileiros visitando a Coreia em 2024 aumentou em 170% em comparação ao ano passado, chegando a 32.378.
O Brasil é o país com a maior posição nos setores econômico e cultural da América do Sul. A Coreia espera que a indústria cultural brasileira cresça muito rapidamente e estabeleceu o Kocca Brazil Center para construir um relacionamento cooperativo sustentável entre os dois países.
Quais são as expectativas da agência em relação ao Brasil? Na Reunião dos Ministros da Cultura do G20 em Salvador em 2024, os governos brasileiro e coreano assinaram um Memorando de Entendimento sobre vários tópicos do setor cultural, incluindo jogos, festivais, museus e direitos autorais.
O KOCCA Brazil Center busca expandir as oportunidades de negócios entre empresas de conteúdo brasileiras e coreanas e construir um relacionamento cooperativo que promoverá o crescimento futuro de ambos os países no mercado global.
Quais são as metas para 2025? O ano de 2025 é o primeiro em que o Kocca Brazil Center opera oficialmente no Brasil. Este ano, convidaremos empresas coreanas para os principais mercados realizados no Brasil, ou empresas brasileiras para os principais mercados realizados na Coreia.
Por meio desses esforços, expandiremos as oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e coreanas. Além disso, fortaleceremos o relacionamento cooperativo entre os dois países participando de vários eventos culturais realizados no Brasil.
Existe a possibilidade de criar uma parceria audiovisual Coreia-Brasil? Sou muito grato que os dramas e programas de entretenimento coreanos sejam tão amados no Brasil. A Coreia tem histórias criativas, planejamento, direção e excelentes empresas de produção na indústria audiovisual.
Recentemente, o Brasil tem implementado ativamente políticas nacionais para fomentar a indústria audiovisual. Refletindo essa tendência, espera-se que as indústrias audiovisuais do Brasil e da Coreia formem várias formas de parcerias. O Kocca Brazil Center desempenhará um papel importante na expansão da cooperação entre os dois países na indústria audiovisual.