Terra Notícias faz cobertura mais distorcida dos protestos anti-PT. Ganhou o troféu chapa-branca do dia!

Veja mais este salto triplo carpado (com pirueta) do jornalismo militante, na cobertura dos protestos contra o desgoverno Dilma e a roubalheira petista:
Não: não é o Facebook do PT. É o Terra Notícias, o grande vencedor do troféu chapa-branca deste sábado, 6 de dezembro.
Primeiro, eis as “dezenas” de manifestantes que saíram às ruas em São Paulo:
Contou? Pois é.
Diante de três grupos distintos, cada um com seu carro de som, o que fez o Terra? Escolheu o grupo radical minoritário, que pede a intervenção militar; tomou-o pelo movimento inteiro e destacou na matéria do site quatro fotos contendo cartazes com este pedido. Somente às 20h44, o Terra atualizou o número de manifestantes para 800, que, na verdade, era apenas o número inicial no Masp, conforme informou a Folha de S. Paulo:
“Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, a concentração do protesto no Vão Livre do Masp, na avenida Paulista, reuniu cerca de 800 pessoas. O número de manifestantes, no entanto, aumentou ao longo da caminhada e era de, no mínimo, 2.000 na descida da rua da Consolação, em torno das 17h.”
Sim: às 17 horas já havia pelo menos 2 mil pessoas – uma estimativa modesta, aliás -, mas no tuíte das 17:04 do Terra – e também no post do Facebook das 17:30! – havia apenas “dezenas”. A propósito: O Globo informou que, segundo a PM, o protestou reuniu cerca de oito (8!) mil manifestantes.
E nada mais sem-vergonha do que associar essas “dezenas” de intervencionistas (e militantes infiltrados) ao ‘chamado’ de Aécio Neves, sabendo-se que o senador do PSDB já se pronunciou contra o uso da “intervenção militar” neste momento, não tendo chamado ninguém a lutar por tal coisa. Mas do jornalismo chapa-branca não se espera outra coisa senão tentativas como esta de denegrir a imagem de adversários do PT e desqualificar os protestos.
Na manchete atualizada do site, após muitas críticas nas redes sociais, ainda se lê:
Outra mentira, sintomática da má vontade de cobrir o movimento. A manifestação de MILHARES de pessoas contou, sim, com a presença de figuras políticas, a começar pelo senador José Serra (PSDB-SP), que discursou em carro de som, conversou com manifestantes e posou para fotos:
E Serra não foi o único.
Os deputados José Aníbal e Mara Gabrilli, ambos do PSDB, também estiveram presentes, como apurou VEJA.
“Vim conferir”, disse Aníbal, que, questionado em seguida sobre qual dos carros acompanharia, declarou que ficaria com o “Fora Dilma” e DESCARTOU a possibilidade de intervenção militar. Segundo ele, o movimento de rua é o espelho da atuação da oposição no Congresso Nacional, principalmente nesta semana, quando os oposicionistas obstruíram por 19 horas o projeto de alteração do superávit primário.
Já Gabrilli, uma das mais atuantes na sessão, acompanhou o cortejo do “Vem Para a Rua” e disse que a oposição fez um belo trabalho na obstrução. Segundo ela, foi vitoriosa a negociação da votação do estatuto da pessoa com deficiência na próxima quarta-feira. “Foi importante encerrarmos com uma pauta positiva”, disse.
Rogério Chequer, organizador do Vem pra Rua, disse que o ato se opõe à corrupção e à falta de ética dos políticos. “Somos contrários às ações do governo Dilma, que estão ligadas à corrupção, ao aparelhamento do Estado, à interferência entre os Poderes”, disse. Ele destacou ainda que não apoia manifestações mais radicais, como as que pedem uma intervenção militar. “Somos totalmente contrários à intervenção militar”, disse. “Defendemos a apuração total de irregularidades, punição dos condenados e um governo que tenha maior eficiência fiscal e administrativa, que não desperdiça o dinheiro do povo.”
Pois bem. A chamada que ficou na home do Terra durante o sábado também é típica da cobertura militante:
Este é o fato relevante para o Terra: o bloqueio da Av. Paulista em plena tarde de sábado, quando ela fica bem menos movimentada que durante a semana (período preferido dos militantes petistas para protestar, posto que não trabalham). Aguardo o dia em que o portal noticiará: “Manifestantes contra governo Dilma pisam na grama”.
De resto, a matéria atualizada traz ao menos o senso das proporções ao informar que “A maioria dizia protestar unicamente contra a corrupção e cerca de 100 pessoas defendiam um golpe militar”, que é como o Terra chama a intervenção constitucional, é claro. Mas as informações erradas, o destaque para as fotos dos cartazes de intervenção e, principalmente, o tuíte sem-vergonha, continuam lá.
É por essas e outras que os manifestantes levaram este cartaz:
Eu ajudo. Podem contar comigo.
Como queríamos demonstrar desde o primeiro protesto:
Intervenção é o que jornalistas militantes fazem nos fatos.
Parabéns, Terra, pelo troféu chapa-branca do dia!
* Fez jus à liderança na lista dos sites que mais receberam verbas publicitárias do governo federal em 2012, mesmo estando apenas em sétimo no ranking de audiência:
PS:
Veja tudo sobre os protestos anti-PT aqui no blog:
– Vem pra rua! Em vídeos, artistas e políticos convocam para protesto contra desgoverno Dilma e roubalheira petista
– Protestos petistas X Protestos anti-PT: a diferença de cobertura da imprensa
– Vídeo com legendas comprova: CNN cobre protestos anti-PT melhor que imprensa brasileira. Até quando Jornal Nacional vai ignorar o movimento?
– Laura Capriglione quer educação contra Dilma, mas mente e xinga manifestantes anti-PT de coisas muito piores
– Dilma completa exploração da farsa sobre “intervenção militar”. Entenda o golpe petista para calar manifestações
– Viu, imprensa? Manifestantes anti-PT expulsam infiltrados que pedem ‘intervenção militar’. Lobão: “Vocês não são bem-vindos. Nós não fazemos parte dessa turma”
– Em vídeo, senador Álvaro Dias apoia protestos anti-PT: “Não desistam. Este é um movimento democrático, que não pode ser distorcido”
– PROTESTOS EM SP: Folha corrige matéria e tira “intervenção militar” do título. “Cerca de mil” vira “2,5 mil”! Intervenção é o que jornalistas militantes fazem nos fatos
– O terror da linguagem: ataques verdadeiros e falsas agressões
– “Imprensa brasileira esconde Foro de São Paulo” e manifestantes pedem ajuda a jornalistas estrangeiros. O resumo mais completo é deste blog! #FicaaDica
– “Precisamos despertar a outra parte do Brasil que está dormente”
– Lobão: “Minha participação nas manifestações é a de um cidadão indignado como qualquer outro brasileiro”
– 10 recados aos manifestantes anti-PT
– Vídeo oficial de protesto contra o PT desmente Jean Wyllys, Folha e Estadão. Veja também o manifesto completo
– “O BRASIL DESPERTOU”. Veja o vídeo de Aécio sem manipulações. Senador não repudia manifestações; só “utilização” delas no sentido de “retrocesso à democracia”
Felipe Moura Brasil ⎯ https://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.