Pão com mortadela e circo no Brasil desgovernado pelo PT
Enquanto o desemprego no Brasil sobe para 8,1%, o maior índice da série histórica, e o FMI projeta que o PIB do país deve cair 1,5% em 2015, a quinta-feira se revelou um dia de convocações para depoimentos e teatros petistas de rua. 1. A CPI da Petrobras aprovou a das seguintes figuras: a) Marcelo Odebrecht para… invocar o direito de permanecer calado diante […]

Enquanto o desemprego no Brasil sobe para 8,1%, o maior índice da série histórica, e o FMI projeta que o PIB do país deve cair 1,5% em 2015, a quinta-feira se revelou um dia de convocações para depoimentos e teatros petistas de rua.
1. A CPI da Petrobras aprovou a das seguintes figuras:
a) Marcelo Odebrecht para… invocar o direito de permanecer calado diante de seus servos políticos, já que ainda não terá prestado depoimento à Justiça.
b) Júlio Camargo, ex-representante no Brasil da empresa Toyo Setal, para falar sobre o pagamento de propina a diretores da Petrobras, intermediada por Fernando Soares, preso em Curitiba e apontado como operador do PMDB no esquema de desvio de dinheiro da estatal – o que ele e o partido negam.
c) José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça (do Foro de São Paulo), para falar aos parlamentares sobre a existência de uma escuta clandestina na cela do doleiro Alberto Youssef.
d) Jaime de Oliveira, policial civil do Rio de Janeiro, para falar do transporte de dinheiro de propina a serviço de Youssef.
2. O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, seja levado para depor como testemunha na ação de investigação judicial eleitoral (Aije) que apura irregularidades na arrecadação da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República no ano passado.
Se Pessoa falar do repasse de dinheiro roubado da Petrobras para a campanha da petista, a cassação da chapa fica ainda mais próxima.

Rolezão dos sem teto em janeiro de 2014; haja pão para salvar Dilma em 2015
3. A militância do PT também fez as suas convocações:
a) Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, anunciou um ato em defesa de Dilma Rousseff para 20 de agosto, quatro dias depois do nosso ato contra Dilma Rousseff, em 16 de agosto.
Boulos disse à Folha que pretende dar uma “resposta à direita”, com “uma grande mobilização contra o golpismo, o Eduardo Cunha e a ofensiva conservadora”.
Ele não informou quanto vai custar por militante, nem quantos pães com mortadela foram encomendados, mas exigiu a demissão de Joaquim Levy:
“O governo está muito fraco e precisa mais do que nunca das ruas para resistir ao golpe. Mas não podemos defender um governo que está ficando indefensável por causa dessa política econômica. A crise se agravou, e a reação da Dilma é dizer que vai aprofundar ainda mais o ajuste. Isso cria dificuldade para os movimentos que estão dispostos a enfrentar a ofensiva golpista”.
Por enquanto, Dilma fica com Levy em vez de Boulos. Ela só fará a guinada à extrema esquerda se sentir nas próximas semanas que não tem outra saída. Até lá, continuará tentando enganar os empresários de um lado e os militantes de outro, como manda a tradição do esquema petista de poder.
b) O PT ainda marcou outro ato em defesa de Dilma.
Será no mesmo dia 14 em que Ricardo Pessoa vai testemunhar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o repasse de dinheiro roubado da Petrobras para a campanha de Dilma.
O teatro de rua petista terá a presença dos atores militantes José de Abreu e Sérgio Mamberti.
Aos motoristas que se depararem com eles no sinal vermelho, este blog recomenda fechar a janela.
4. José Dirceu entrou com um recurso para obter um habeas corpus preventivo contra sua prisão, alegando “que até mesmo o sr. ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva disse estar temeroso de que será, também, provavelmente, o próximo alvo da referida operação, não obstante sequer seja um dos investigados nos procedimentos”.
Sim: Lula está com medo de ser convocado para a cadeia.
PS:
Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.