A vida dupla de Fidel Castro (2)
Se Lula tem fazenda reformada pela OAS, Fidel Castro tem a sua ilhota. Segue o segundo trecho do livro do ex-guarda-costas do ditador cubano. A Ilhota de Pedra Talvez a maior extravagância é Fidel Castro ter uma ilha secreta particular. Ironicamente, ele deve agradecer a John F. Kennedy. Em abril de 1961, um grupo de exilados cubanos […]

Se Lula tem fazenda reformada pela OAS, Fidel Castro tem a sua ilhota. Segue o segundo trecho do livro do ex-guarda-costas do ditador cubano.
A Ilhota de Pedra
Talvez a maior extravagância é Fidel Castro ter uma ilha secreta particular.
Ironicamente, ele deve agradecer a John F. Kennedy. Em abril de 1961, um grupo de exilados cubanos treinados pela CIA aportou na Baía dos Porcos e tentou derrubar o governo cubano. Foi um retumbante fracasso.
Nos dias subsequentes ao ataque fracassado, Fidel foi explorar a região e encontrou um pescador de rosto encarquilhado que todos chamavam de El Viejo Finalé. Ele pediu que o Velho Finalé o guiasse pela área e o pescador imediatamente o levou, a bordo do pesqueiro, a Cayo Piedra, uma pequena “joia” situada a dezesseis quilômetros do litoral e conhecida apenas pelos habitantes do local.
Fidel se apaixonou na hora pelo lugar de beleza selvagem digna de Robinson Crusoé e decidiu tomá-la para si. O faroleiro foi mandado embora, o farol foi fechado e, mais tarde, demolido.
Para ser exato, Cayo Piedra é formado não por uma ilha, mas por duas, pois um ciclone a dividiu ao meio. Entretanto, Fidel resolveu o problema construindo uma ponte de 215 metros ligando as duas partes.
A ilha mais ao sul era um pouco maior que a correspondente mais ao norte e foi ali, no local do antigo farol, que Castro e a mulher, Dalia, mandaram construir a casa: um bangalô de cimento em forma de L colocado em um planalto virado para o leste, para o mar aberto.
Enquanto os cubanos comuns sofriam, era ali que Castro ia descansar.*
(Mais nos próximos posts.)
* Tradução de Claudia Costa Chaves a pedido deste blog.
Felipe Moura Brasil ⎯ https://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.