Camisa de Zidane da final da Copa de 98 é vendida por R$ 566 mil
Peça tem autenticidade garantida pela Adidas e pela Fifa, mas ainda não se sabe se jogador, de fato, utilizou a camisa na final vencida contra o Brasil
A camisa histórica de Zinedine Zidane na final da Copa do Mundo de 1998 foi vendida por 108,8 mil dólares (566 mil reais pela cotação atual) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O leilão foi organizado virtualmente pela empresa Julien’s Auctions. Apesar de ter sido autenticada pela Fifa e pela Adidas, não há comprovação se, de fato, Zidane utilizou a peça na partida contra a seleção brasileira.
Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês
O camisa 10 francês teve atuação decisiva ao marcar, de cabeça, os dois gols da França no primeiro tempo da decisão no Stade de France, em Saint-Denis. Os franceses ainda ampliaram nos acréscimos, com um gol de Emmanuel Petit.
SOLD for 8,800. Zinedine Zidane 1998 FIFA World Cup Final – match prepared jersey used during the final signed.
Continua após a publicidadeSold in our “Sports Legends” auction taking place this weekend in Beverly Hills and at https://t.co/TiME89uOXn. pic.twitter.com/zz2VC1otHR
— Juliens Auctions (@JuliensAuctions) July 18, 2021
Em entrevista ao jornal francês L’Equipe, em 2018, Zidane contou que sua vida mudou por completo após aquela partida. “As pessoas mudaram comigo. Eu sentia isso toda vez que conhecia alguém”.
Em outubro de 2018, uma leiloeira de Paris precisou retirar uma suposta camisa utilizada por Zidane por dúvidas de sua autenticidade. A arrematada desta vez tem as inscrições “Brasil x França 12-07-98” bordadas no peito.
No mesmo dia, uma camisa antiga de LeBron James, principal astro mundial do basquete e da NBA, também foi arrematada por 512 mil dólares (2,6 milhões de reais) – principal valor arrecadado. O artigo era de 2002, quando chegou à primeira página da revista Sports Illustrated.