Votação do Oscar já começou: como funciona a escolha dos filmes vencedores
A eleição dos filmes que ganharão a estatueta começa nesta terça-feira, 11 e vai até o dia 18 de fevereiro; 52 brasileiros podem votar

A cerimônia de entrega do Oscar só acontecerá em 2 de março, mas a disputa começa mesmo nesta terça-feira, 11, e vai até 18 de fevereiro, com o início das votações nos filmes indicados. O filme brasileiro Ainda Estou Aqui está indicado em três categorias: melhor filme internacional, melhor atriz, para Fernanda Torres, e melhor filme. Mas, para chegar até este momento, o filme precisou passar por outras duas etapas. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Na primeira etapa, a Academia divulga a shortlist do ano, um primeiro corte entre os filmes que se inscreveram e os que estão pré-selecionados para uma possível indicação. Neste ano, ao todo, 323 longas se qualificaram para a premiação. As regras da Academia estipulam que, para se tornarem elegíveis, as produções “devem estrear em uma sala de cinema comercial em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos EUA (Los Angeles, Nova York, Baía de São Francisco, Chicago, Miami e Atlanta), entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2024, e completar um período mínimo de exibição por sete dias consecutivos no mesmo local”. Além disso, filmes que foram exibidos na TV ou disponibilizados no streaming antes de estrearem nos cinemas não podem concorrer.
Na etapa seguinte, cada membro da instituição vota na categoria correspondente a sua área profissional — diretores votam em diretores, atores votam em atores e assim por diante –, e todos os membros de todas as áreas votam para melhor filme. Já em algumas categorias específicas, como filme internacional e filme de animação, todos podem votar, desde que tenham assistido às produções presentes na shortlist. Essa segunda votação resulta na lista definitiva de indicados.
Vencida essas duas etapas, finalmente chega a eleição final, justamente o período que começa nesta terça-feira. Depois de anunciadas as indicações, todos os membros ativos da Academia podem votar em todas as 23 categorias da premiação. Em 22 delas, ganha quem conseguir o maior número de votos — com exceção da principal categoria da noite, melhor filme, que utiliza um sistema diferente para definir o vencedor. Os votantes precisam elencar os 10 longas indicados em ordem de preferência, do melhor ao pior, e vence aquele que ficar em primeiro lugar em ao menos 50% das listas. Se nenhum filme alcançar essa porcentagem, a estatueta vai para o mais bem posicionado na média dos rankings.
Os votos neste ano serão enviados on-line e a apuração ficará sob a responsabilidade da PricewaterhouseCoopers, empresa de auditoria que ficará com as maletas que levam os envelopes da premiação. Vale lembrar que o Brasil conta com 52 eleitores, como Fernanda Montenegro, Walter Salles, Carlinhos Brown, Sonia Braga, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho e Selton Mello.
Quando será a cerimônia do Oscar?
A cerimônia de entrega dos prêmios, por enquanto, se mantém no dia 2 de março de 2025, no Dolby Theatre. Um comunicado da Academia, porém, traz o alerta de que todas as datas continuam sujeitas a alterações: “Por causa dos focos de incêndio ainda ativos em Los Angeles, sentimos ser necessário estender nosso período de votação e mudar a data do anúncio dos indicados, dando mais tempo aos nossos membros. Além disso, queremos ficar atentos com a infraestrutura e necessidades de abrigo da região nestas próximas semanas. É imperativo que façamos algumas mudanças no nosso calendário de eventos e acreditamos que teremos o apoio de nossa indústria”, diz o texto.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial