Vitórias em Cannes colocam ‘O Agente Secreto’ na cara do gol no Oscar
Diretor Kleber Mendonça Filho e ator Wagner Moura conquistaram honrarias importantes para futuro do filme em outras premiações

Enquanto ainda exala o cheiro da vitória no Oscar deste ano, com Ainda Estou Aqui, o cinema brasileiro agora tem mais razões para comemorar. Neste sábado, 24, o filme O Agente Secreto, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, conquistou quatro prêmios no Festival de Cannes — sendo dois deles parte da cerimônia oficial. No início do dia, foi anunciado que a produção brasileira ganhou, entre os prêmios paralelos, o de Cinema de Arte e o Fipresci — honraria da Crítica Internacional de Cinema. Já na cerimônia, O Agente Secreto deu a Mendonça Filho o prêmio de melhor diretor e a Wagner Moura a vitória inédita para um brasileiro na categoria de melhor ator. Apesar de não ter levado a sonhada Palma de Ouro, o filme já sai com ampla vantagem rumo a uma vaga no Oscar — a fronteira que, no fim, todo filme almeja chegar.
O que a vitória em Cannes significa na busca pelo Oscar?
Os grandes festivais de cinema costumam ser palco para a estreia de filmes que, no ano seguinte, despontam como favoritos nas principais premiações do mundo. Anora, que ganhou o Oscar este ano, foi o vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2024. Ainda Estou Aqui levou o prêmio de roteiro no Festival de Veneza. A passagem por Cannes foi ainda essencial para O Agente Secreto ser adquirido por duas grandes distribuidoras internacionais, que são, de fato, as responsáveis por correr atrás de divulgar o filme e levá-lo a ser considerado para o Oscar. Nos cinemas americanos e europeus, o filme brasileiro será distribuído pela Neon, empresa que estava por trás de títulos como o já citado Anora, o elogiado Anatomia de uma Queda e o idolatrado Parasita. O Agente Secreto também terá distribuição no streaming pela Mubi, outra plataforma que não dorme no ponto na hora de divulgar seus títulos em busca de reconhecimento.
Agora, cabe à Academia Brasileira de Cinema escolher O Agente Secreto para que o filme possa concorrer à categoria de melhor filme internacional. Com sorte e suor, talvez Moura e Mendonça Filho também ganhem suas primeiras indicações. O jeito é acompanhar os próximos capítulos.