‘Saneamento Básico’: a comédia frugal que virou clássico cult (e meme)
Filme está no streaming e retorna aos cinemas na semana em que Wagner Moura se tornou primeiro ator brasileiro a ser premiado em Cannes

Wagner Moura fez história no sábado, 24, quando se tornou o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por O Agente Secreto — antes, duas atrizes levaram a honraria de atuação na categoria feminina do tradicional evento francês, Sandra Corveloni e Fernanda Torres. Em janeiro deste ano, Fernanda cravou ainda outro pioneirismo na história do cinema nacional ao se tornar a primeira brasileira a vencer um prêmio de atuação no Globo de Ouro. Não à toa, Wagner e Fernanda tomaram as redes sociais esta semana, com usuários exaltando o sucesso internacional da dupla e relembrando suas origens, entre elas o delicioso filme de comédia de 2006, Saneamento Básico, o Filme, escrito e dirigido por Jorge Furtado. Ambientado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o longa coloca Moura e Torres como o casal Joaquim e Marina, que juntos decidem captar recursos públicos destinados para a produção de um curta-metragem e utilizá-los para construir a fossa de tratamento de esgoto que sua pequena comunidade precisa.
Por que Saneamento Básico se tornou um clássico cult?
Com humor afiado e uma trama comovente, Saneamento Básico junta o calvário de uma comunidade em busca de seus direitos básicos ao prazer do cinema, que ainda é luxo restrito a áreas específicas e abastadas do país. Leiga em assuntos da sétima arte, a trupe formada por Joaquim, Marina, Silene (Camila Pitanga) e Fabrício (Bruno Garcia) improvisa com base nos primeiros estereótipos do cinema americano que vêm à mente. Assim, surge uma trama hilária e amadora sobre um monstro que vive em uma fossa. Em vez de ridicularizar seus personagens, no entanto, o longa encara seus esforços com carinho, do roteiro elaborado em conjunto até os efeitos práticos feitos com recursos escassos. No meio do caminho, desafios específicos resultam em cenas inesquecíveis, como a caminhada da patricinha Silene — autoproclamada Silene Seagal —, que desfila com um vestido da loja regional Só Lindezas durante um diálogo engessado em nome de uma permuta.
Onde assistir a Saneamento Básico, o Filme?
O filme retorna aos cinemas do Brasil em cópia restaurada em resolução 4K a partir de quinta-feira, 29 de maio. Já aqueles que preferem ver a cópia original no streaming podem conferi-la nas plataformas Netflix e Globoplay.
Saneamento Básico teve boa recepção em seu lançamento, com mais de 120.000 ingressos vendidos no país. A cada ano desde então, sua popularidade tem apenas escalado graças ao boca a boca e ao sucesso de seu elenco estrelado. O carinho em torno do longa é tanto que, para celebrar o relançamento, um concurso marcado para as 19h30 desta terça-feira, 27, procura por sósias de Silene em São Paulo, no cinema Reag Belas Artes. Já nas redes sociais, referências e memes derivados do filme são numerosos. Seu retorno às salas de cinema — em timing tão fortuito — apenas cimenta o status de Saneamento Básico como uma das produções mais queridas do cinema brasileiro. A iniciativa é da Sessão Vitrine Petrobras, que também levou de volta para as salas tramas como A Hora da Estrela (1985) e Onda Nova (1983).
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial