É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Rebecca Ferguson, a estrela sueca que roubou a cena em Hollywood

Na TV com a série Silo e no cinema com o épico Duna, ela desafia o estereótipo da mocinha meiga para encarar papéis ambíguos

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 1 dez 2024, 08h00

A atriz sueca Rebecca Ferguson se identifica com uma característica específica de Juliette Nichols, sua personagem na série Silo, que acaba de ganhar uma segunda temporada na Apple TV+. No drama distópico, a humanidade vive em uma gigantesca construção subterrânea, protegida de um gás tóxico que cobriu a superfície da Terra. A ordem ali é mantida por regras rígidas, e questioná-las é estritamente proibido. A punição para os curiosos é ser expulso para a morte certa do lado de fora. Juliette, porém, não é do tipo que abaixa a cabeça, postura que faz dela uma pedra no sapato das autoridades do local. “Não é que eu goste de causar confusão, mas gosto de entender as razões pelas quais fazemos algo”, disse a atriz, filosófica, em entrevista a VEJA. “Se muitas pessoas estão indo para um lado, eu paro e penso: ‘O que será que tem do lado oposto?’.”

Ao contrariar o fluxo, Rebecca, 41 anos, construiu uma carreira corajosa e notável, com escolhas que a colocaram recentemente no panteão das grandes e mais brilhantes estrelas de Hollywood. Dona de uma beleza hipnotizante e multitalentosa (é também bailarina clássica e cantora), Rebecca se desviou de papéis de mocinhas delicadas e preferiu personagens ambíguas — ora perigosas, ora disfarçando vulnerabilidades por meio de uma força raivosa. A agenda concorrida é prova de que a fórmula funciona. Além de Silo, ela integra atualmente o elenco do épico Duna na pele da poderosa Lady Jessica, mãe do protagonista interpretado por Timothée Chalamet. Após três filmes como uma agente do MI6 na saga Missão: Impossível, com Tom Cruise, ela se despediu da franquia no ano passado para abraçar novos projetos — entre eles, o filme basea­do no seriado Peaky Blinders e o novo thriller político da cineasta Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror.

Nascida em Estocolmo, filha de um sueco e de uma inglesa, Rebecca começou a atuar aos 15 anos em seu país e ganhou popularidade mundial com a série inglesa The White Queen, na qual interpretou a rainha consorte britânica Elizabeth Woodville. Foi nesse papel que chamou a atenção de Cruise. Para se manter à altura do colega que dispensa dublês, ela fez um treinamento físico intenso e encarou as cenas de ação. Quando lançou Silo, achou que seria um fiasco. “A série saiu e, em seguida, veio a covid-19. Pensei que ninguém iria querer assistir a pessoas presas em um bunker. Mas assistiram”, relembra. Sobre a boa fase, faz uma ponderação bem-­humorada: “Sei que tive muita sorte e tenho uma carreira ótima. Mas às vezes me pergunto: ‘Será esse o auge? O que virá depois?’. Enfim, talvez seja só uma crise de meia-idade”. Dificilmente o futuro será menos do que brilhante para a nova estrela do Norte.

Publicado em VEJA de 29 de novembro de 2024, edição nº 2921

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.