Quem é quem em Thunderbolts, o time de anti-heróis da Marvel
Filme chega aos cinemas carregado de boas cenas de ação e alta dose de humor

Os últimos eventos da Marvel foram dramáticos para os super-heróis da casa. Os Vingadores não existem mais e o cenário geral é de incertezas. Nessa brecha opera a ambiciosa Valentina Allegra de Fontaine, interpretada pela ótima Julia Louis-Dreyfus, chefona da CIA que quer montar seu próprio super-exército – enquanto mantém alguns mercenários na manga para trabalhos sujos. É deste grupo de desajustados que sai o Thunderbolts, trupe de anti-heróis que acaba de ganhar o primeiro filme, em cartaz nos cinemas. Confira a seguir quem é quem no grupo.
Yelena, vivida por Florence Pugh

A personagem fez sua estreia na Marvel no filme Viúva Negra, que conta a história da personagem vivida por Scarlett Johansson, a Natasha Romanova. Yelena era irmã da heroína — ao menos na fachada montada por seus pais, dois espiões soviéticos que fingiam ser uma família comum nos Estados Unidos. Natasha e Yelena foram treinadas desde a infância para serem espiãs frias e calculistas, o que deixou um baita trauma em ambas. Em Thunderbolts, Yelena ainda sofre com o luto da perda da irmã, que morreu no filme Vingadores: Ultimato (2019).
Alexei Shostakov, o Guardião Vermelho, interpretado por David Harbour

Alívio cômico da trama, o personagem era a resposta soviética ao Capitão América. Mas o herói que deveria ser um super-soldado acabou em decadência. Ele foi apresentado também no filme Viúva Negra, como o pai que criou Yelena e Natasha.
Bucky Barnes, o Soldado Invernal, papel de Sebastian Stan

Figurinha conhecida da Marvel, ele apareceu neste universo pela primeira vez em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), como o melhor amigo de Steve Rogers, o herói patriótico americano. Barnes foi dado como morto na II Guerra, mas, na verdade, havia sido capturado pela Hydra, que o transformou em um super-soldado mentalmente controlado. Ele foi o vilão em Capitão América: O Soldado Invernal (2014), mas, desde então, entrou em um longo caminho de liberdade e mudança. Foi redimido na ótima minissérie Falcão e Soldado Invernal, de 2021, no Disney+.
John Walker, o Agente Americano, vivido por Wyatt Russel

Com a despedida do Capitão América, outra baixa do filme Vingadores: Ultimato (2019), o posto de herói da nação ficou vago — e foi, por um breve período, destinado ao veterano de guerra John Walker, escolhido pelo governo americano para ocupar a vaga. O homem, porém, não tinha a força mental do antecessor e acabou utilizando métodos inadequados e perigosos em suas missões. Destituído, o título retornou a quem o próprio Capitão América deu o escudo: o amigo Sam Wilson, o Falcão, interpretado por Anthony Mackie. O personagem foi recrutado por Valentina e se tornou um mercenário.
Ava Star, a Fantasma, vivida por Hannah-John Kamen

A ex-espiã da S.H.I.E.L.D foi apresentada no filme Homem-Formiga e a Vespa (2018). Capaz de atravessa paredes e ficar invisível, ela ganhou essas habilidades de forma acidental, quando seus pais conduziam uma experiência quântica. Assim como boa parte dos colegas de Thunderbolts, ela foi recrutada por Valentina para cumprir missões ilegais.
Bob, vivido por Lewis Pullman

Uma figura misteriosa aparece, do nada, quando quatro dos mercenários de Valentina acabam se encontrando em um local sinistro. O garoto com roupa de hospital e feições inofensivas é Bob — personagem que, em seguida, se revelará um futuro herói da Marvel, o Sentinela. Super-mega-poderoso, o Sentinela tem uma fraqueza: ele mesmo. A trama de Thunderbolts explora então as habilidades e traumas desse personagem enquanto mostra que ninguém é, de fato, perfeito.