Piauí e Bahia distribuirão o livro ‘Ainda Estou Aqui’ nas escolas públicas
A obra de Marcelo Rubens Paiva, que inspirou o filme com Fernanda Torres, retrata a trajetória da advogada Eunice Paiva

O governo do Piauí anunciou nesta quarta-feira, 22, que o livro Ainda Estou Aqui, do escritor Marcelo Rubens Paiva, será distribuído nas escolas da rede pública e passará a integrar as bibliotecas estaduais. A decisão segue o exemplo da Bahia, que também fez a mesma coisa no início do mês. Ao todo, serão distribuídos 5.100 exemplares adquiridos pelo governo estadual.
Já na Bahia, os planos preveem que a obra seja incorporada como parte da formação dos estudantes do terceiro ano do ensino médio. O filme Ainda Estou Aqui, baseado no livro, com Fernanda Torres no papel principal, também será exibido para os alunos.
A justificativa para a adoção do livro pelos dois governos estaduais foi justificada como um estímulo ao pensamento crítico e o resgate da memória e motivada pela vitória de Fernanda Torres como melhor atriz de drama no Globo de Ouro.
O livro e o longa-metragem contam a história da advogada Eunice Paiva (Fernanda Torres), mãe do autor Marcelo, que vê o marido ser preso pela ditadura militar. Ex-deputado federal, Rubens Paiva foi morto após ser torturado e seu corpo jamais foi encontrado.