Os números que atestam o ‘timing’ perfeito do filme Conclave
Pesquisa da Sherlock Communications revela que longa que dramatiza bastidores da escolha de um novo papa impactou público

Lançado no Brasil em 23 de janeiro e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2 de março, Conclave chegou aos cinemas poucos meses antes de uma eleição de papa real acontecer. Com a morte do papa Francisco (1936-2025) em 21 de abril, muitas pessoas que já haviam assistido ao filme estrelado por Ralph Fiennes que dramatiza os bastidores da escolha de um novo líder da Igreja Católica ficaram mais interessada pela disputa que acontecia no Vaticano da realidade, de acordo com uma pesquisa da Sherlock Communications.
Na pesquisa realizada com 470 pessoas adultas no Brasil, por meio de um questionário online, 64% dos entrevistados assistiram ao filme e, destes, 88% dos espectadores ficaram mais interessados pelo tema, e 32% disseram ter ficado mais curiosos sobre como funciona um conclave após assistir ao filme dirigido por Edward Berger. Outros 25% que assistiram Conclave afirmaram que a obra fictícia os ajudou a entender melhor o funcionamento da votação e 31% passaram a acompanhar de perto as notícias sobre a corrida papal que terminou com a eleição de Robert Prevost, o papa Leão XIV.
“A pesquisa, inicialmente, nos mostra que o cinema, quando se conecta com a realidade, tem um papel poderoso. O aumento do interesse dos brasileiros pelo conclave desperta curiosidade e debate público”, analisa Patrick O’Neill, sócio e co-fundador da Sherlock.
Onde assistir Conclave?
Disponível no Prime Video, Conclave virou tema de comparações com a vida real nas redes sociais. Nem mesmo o novo papa, Leão XIV, escapou da febre: em entrevista ao canal NBC Chicago, o irmão do papa disse que ele assistiu ao filme antes de se isolar na Capela Sistina para a votação que o escolheu como líder máximo da Igreja Católica. À rede de televisão americana, John Prevost explicou que conversou com o irmão antes do isolamento, e questionou sobre o filme. “Eu disse: ‘Bem, você está pronto para isso? Você assistiu ao filme Conclave para saber como se comportar?’, contou sobre a conversa. “Ele tinha acabado de assistir, então sabia como se comportar” revelou Prevost, dizendo que falou sobre o longa para distrair o irmão e “fazê-lo rir de alguma coisa” diante da responsabilidade que estava prestes a exercer.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial