Onde assistir aos filmes brasileiros que competem por vaga no Oscar 2026
De 'Homem com H' a 'O Agente Secreto', lista contempla boa fase do cinema nacional

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta quinta-feira, 14 de agosto, a lista de filmes nacionais inscritos no processo seletivo da indicação brasileira à categoria de filme internacional no Oscar 2026. Com exceção de Milton Bituca Nascimento e Retrato de um Certo Oriente (indisponíveis no streaming) e O Filho de Mil Homens (sem data de estreia na Netflix), saiba onde assistir aos candidatos:
A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert
Onde: Em cartaz desde 7 de agosto
O drama familiar chegou ao circuito de distribuição nacional há pouco mais de uma semana e segue em cartaz na maioria das capitais do país. Nele, uma catadora de lixo luta para proteger seus dois filhos da miséria que os circunda e do pai agressivo de quem estão fugindo. Para isso, ela trata tudo como uma grande aventura.
A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
Onde: Estreia em 4 de setembro
Estrelado por Marcélia Cartaxo, uma das veteranas mais carismáticas do audiovisual brasileiro, o drama traça paralelo entre uma relação maternal conturbada e as mudanças climáticas. Em uma casa à beira-mar, a jovem ambientalista Alice (Fátima Macedo) tenta convencer a mãe, Helena (Cartaxo), de se mudar por conta do aumento do nível do oceano.
Baby, de Marcelo Caetano
Onde: Disponível no canal Telecine do Prime Video e no ClaroTV+
Após completar 18 anos, o garoto Wellington (João Pedro Mariano) deixa a Fundação Casa e sai andando desamparado pelo centro de São Paulo. Longe de qualquer estabilidade, ele encontra um modelo a ser seguido no garoto de programa Ronaldo (Ricardo Teodoro), com quem embarca também em um romance. Passando por diferentes esferas da vida noturna paulistana, o filme é uma história de amadurecimento honesta que ganhou prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024.
Homem com H, de Esmir Filho
Onde: Netflix
Sucesso de bilheteria, a biografia de Ney Matogrosso é estrelada por Jesuíta Barbosa e acompanha o músico da infância até o auge do sucesso, retratando também seu romance com Cazuza (Julio Reis) e suas apresentações memoráveis na televisão.
Kasa Branca, de Luciano Vidigal
Onde: Disponível no canal Telecine do Prime Video
Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o adolescente Dé (Big Jaum) descobre que sua avó tem um quadro terminal de Alzheimer e decide aproveitar ao máximo o tempo que lhes resta juntos. Para isso, ele conta com a ajuda de seus dois melhores amigos e forma um quarteto improvável.
Malu, de Pedro Freire
Onde: Claro TV+
Uma atriz desempregada de meia-idade, Malu (Yara de Novaes), vive com a mãe conservadora na periferia do Rio de Janeiro e tenta restaurar não só a glória de seu passado artístico, como a relação com a própria filha distante.
Manas, de Marianna Brennand
Onde: Claro TV+ e Vivo Play
Em 2024, Manas recebeu o prêmio máximo da Jornada dos Autores, mostra paralela à competição principal do Festival de Veneza. A trama é protagonizada pela jovem ribeirinha Marcielle (Jamilli Correa), que sofre abusos traumáticos dentro da própria família. Determinada, ela então se levanta contra as forças que a oprimem.
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Onde: Estreia em 6 de novembro
Dentro da Ditadura Militar, o professor universitário Marcelo (Wagner Moura) retorna ao Recife para fugir de problemas em São Paulo. Sob constante vigilância, ele tenta fazer o possível para garantir a segurança de si e do filho e, no caminho, acaba emaranhado em uma trama de espionagem impulsionada pelas inovações tecnológicas da época. O filme foi premiado pela atuação de Moura e pela direção de Mendonça Filho na competição principal do Festival de Cannes 2025.
O Último Azul, de Gabriel Mascaro
Onde: Estreia em 28 de agosto
A distopia imagina um Brasil que envia idosos para colônias habitacionais remotas a fim de maximizar a produtividade econômica. Tereza (Denise Weinberg), aos 77 anos, tem outros planos e parte em uma jornada pela Amazônia que a leva ao encontro de Cadu (Rodrigo Santoro) e a transforma. O filme saiu do Festival de Berlim 2025 com o Urso de Prata.
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
Onde: Disponível no canal Telecine do Prime Video e no ClaroTV+
Grande vencedor do Festival de Gramado 2024, o faroeste com Babu Santana representa dois homens brutos no interior do Goiás, onde ambos não conseguem escapar da violência, nem encontrar o amor.
Os Enforcados, de Fernando Coimbra
Onde: Em cartaz desde 14 de agosto
Inspirado por Macbeth, de William Shakespeare, o diretor Fernando Coimbra criou a trama de Os Enforcados— o clássico sobre um casal ambicioso, porém, ganha no filme o tempero brasileiro ao ser ambientado no meio da máfia do jogo do bicho do Rio de Janeiro.
Vitória, de Andrucha Waddington
Onde: Globoplay e Telecine
A trama relata a história real de uma senhora carioca de 80 anos que, armada de uma câmera pessoal, conseguiu denunciar à polícia a rotina de tráfico que comandava a favela Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. No papel principal, Fernanda Montenegro esbanja seu talento.
Um Lobo Entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Onde: Em cartaz desde 24 de julho
Inspirado na história real do bailarino carioca Thiago Soares, o filme é protagonizado por um jovem do subúrbio que deixa o hip hop de lado para estudar a dança clássica. Na vida real, Soares chegou a ser primeiro bailarino no Royal Ballet de Londres e, hoje, é coreógrafo do balé de Monterrey, no México.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial