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O que o fenômeno ‘Glicked’ representa para a nova era de Hollywood

Filmes 'Wicked' e 'Gladiador 2' buscam reproduzir sucesso de bilheteria de 'Barbieheimer'

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 nov 2024, 10h46

No dia 21 de julho de 2023, dois filmes absolutamente opostos chegaram aos cinemas: a comédia Barbie e o drama biográfico Oppenheimer não se importaram com a competição e optaram por estrear na mesma data. O embate virou piada na internet, dando início ao fenômeno batizado de Barbenheimer. Resultado: os dois longas somaram estonteantes 2,4 bilhões de dólares em bilheteria — e Oppenheimer se tornou a cinebiografia mais rentável da história, com 975 milhões de dólares no bolso. Na quinta-feira passada, 21 de novembro, dois outros filmes opostos chegaram às salas americanas em busca de resultado parecido. O musical Wicked e o drama épico Gladiador 2 estrearam com resultados também notáveis: batizado de Glicked, o novo fenômeno fez, até o momento, 385 milhões de dólares mundialmente — Gladiador 2, por enquanto, está na frente, sendo responsável por 221 milhões desse montante (o filme, porém, saiu antes em vários países, entre eles o Brasil, onde está em cartaz há duas semanas).

'Barbie', com Margot Robbie, e 'Oppenheimer', estrelado por Cillian Murphy: quem leva a melhor na semana mais aguardada do cinema em 2023?
‘Barbie’, com Margot Robbie, e ‘Oppenheimer’, estrelado por Cillian Murphy: o fenômeno ‘Barbenheimer’ – (Warner Bros./Universal Pictures/Divulgação)

Se o par vai alcançar o sucesso estrondoso de Barbenheimer é difícil prever. Barbie foi um fenômeno fora dos padrões — e que sozinho, em seu fim de semana de estreia, alcançou o valor arrecadado agora por Glicked. De qualquer forma, a estratégia aponta para uma mudança de comportamento de Hollywood — ou melhor, uma retomada de hábitos pré-streaming. Entre os anos 1980 e 1990, era comum que grandes produções fossem lançadas juntas. Em 1984, por exemplo, Os Caça-Fantasmas estreou junto com Gremlins. Em 1999, Matrix disputou atenção com a elogiada comédia romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você.

Seria Wicked e Gladiador 2 a nova dupla de ouro de Hollywood?

A diferença daquela época para hoje, porém, é gritante. Em tempos de abundância de lançamentos no streaming, tirar as pessoas de casa e levá-las ao cinema se tornou uma missão hercúlea. Fazer com que o público veja dois filmes no cinema na mesma semana, então, é quase impossível. Por isso a agenda de estreias dos estúdios é feita de forma meticulosa, sempre de olho para que um filme caríssimo não dispute espaço com outro também superproduzido. Perder dinheiro não é uma opção em um negócio que vem flertando com a falência. Nos últimos anos, especialmente após a pandemia, vários estúdios tradicionalíssimos acabaram vendidos para empresas de tecnologia, caso da MGM que parou nas mãos da Amazon e, mais recentemente, da Paramount adquirida pela Skydance. Por isso Barbenheimer surpreendeu — e Glicked nasceu. A indústria percebeu que quando dois filmes conseguem chamar a atenção das redes e do público justamente por suas diferenças, então a diversidade de temas atrai novos espectadores. Ao colocar dois filmes lado a lado, Hollywood oferece a curadoria que dá descanso à intensa busca pelo próximo filme a ser consumido na TV. Desafiando o ditado que diz: “cachorro com dois donos morre de fome” — quando o número de donos é infinito, dois parece ser um alívio.

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