Fim de uma era: rede que inovou cinemas de arte no país é vendida
O complexo de salas Cinesystem vai gerir as unidades que pertenciam ao Espaço Itaú em três capitais e dar nomes a elas

O Instituto Unibanco de Cinema anunciou nesta quarta-feira, 1, que concluiu a venda do Espaço Itaú de Cinema para a Cinesystem. Desta forma, a Cinesystem vai passar a gerir as unidades presentes em três capitais e também a dar nome a elas. O banco afirmou que os recursos serão direcionados a outras iniciativas e projetos com “relevante impacto social”.
A operação incluiu quatro complexos de cinema em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. As salas de cinema da Rua Augusta passaram a ser controladas e administradas 100% por Adhemar de Oliveira. O empresário chegou a administrar 72 salas de cinema em 2008, se tornando o sétimo maior exibidor do país. Oliveira inovou no país ao usar o conceito das salas multiplex para filmes de arte. Em 1993, ele criou o Espaço Unibanco, que transformou salas decadentes de cinema de rua em três salas com café e livraria. Pouco depois, o conceito foi expandido para o Rio de Janeiro.
Atualmente, a Cinesystem é uma das maiores exibidoras do país, com 27 operações multiplex em 11 estados. Nos últimos cinco anos, as salas do complexo receberam cerca de 30 milhões de pessoas.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial