O drama da atriz de ‘American Pie’ presa após tentar entrar nos EUA
Canadense foi detida depois de pedir um visto de trabalho para o país em meio à dura política de imigração de Donald Trump

Jasmine Mooney, que atuou em American Pie: O Livro do Amor (2009) afirmou ter ficado presa por 12 dias após tentar um visto de trabalho para os Estados Unidos. Jasmine, que é canadense, procurou o The New York Times para fazer seu relato.
A atriz havia pedido o visto no início de março para a fronteira de San Ysidro, Califórnia, pois recebeu uma proposta de trabalho em uma startup de saúde. Segundo o relato, ao chegar lá, Jasmine foi informada de que estava no lugar errado e que deveria ir a um consulado. Ela conta que foi levada para uma sala, onde recebeu a ordem para colocar as mãos ao alto. Depois disso, a ex-atriz teria sido levada para um centro de detenção próximo a San Diego vestindo macacão e algemas e transferida dias depois para uma prisão no Arizona. Em entrevista para a KGTV, afirmou: “Nunca em minha vida vi algo tão desumano”. Ela também relatou que, na prisão, não recebeu cobertor ou travesseiro e teve de dormir em um colchonete enrolada com uma folha de alumínio.
Os relatos de Jasmine são reflexos diretos da nova política de imigração de Donald Trump, que endureceu o tratamento com imigrantes e militarizou as fronteiras dos Estados Unidos, resultando em diversas prisões. A ex-atriz foi solta apenas na última sexta-feira, 14, e retornou a Vancouver, ficando proibida de entrar nos Estados Unidos por 5 anos. Ela, porém, pretende recorrer da decisão.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial