O discurso emocionado de Kevin Spacey após homenagem em Cannes
Ator retorna à cena após ser absolvido de acusações de assédio sexual que minaram sua carreira

O ator Kevin Spacey foi homenageado em Cannes durante um jantar promovido pela organização filantrópica Better World Fund. O evento aconteceu em paralelo ao festival francês, e contou com um discurso emocionado do ator, quando relembrou o tempo que passou ausente da indústria cinematográfica após diversas acusações de assédio sexual.
“Estar aqui essa noite é muito pessoal para mim (…) Quem poderia imaginar que homenagear alguém que foi inocentado em todos os tribunais em que ele entrou seria considerado uma ideia corajosa”, disse. Ainda que o evento não faça parte da programação oficial do festival francês, a distinção tem uma simbologia especial para o ator, que viu sua carreira ruir após as dezenas de acusações de assédio vindas à tona desde 2017. Absolvido em processos em Nova York e Londres nos últimos anos, ele agora tenta, a duras penas, um retorno à cena.
No evento, Spacey fez longos agradecimentos ao seu amigo e empresário Evan Lowenstein, que, segundo ele, “enxerga o bem em todas as pessoas”. “[Evan] acabou de produzir um dos filmes mais emocionantes e gratificantes que já fiz na minha vida, filmamos no mês passado nos Estados Unidos”, acrescentou o ator. Antes de deixar o palco, afirmou: “Ainda estou de pé”.
A estrela da série House of Cards e do filme Beleza Americana (1999) não comparecia ao Festival de Cannes há nove anos. O jantar que participou é, sem dúvida, um passo do ator rumo à retomada sua carreira no cinema e na televisão.
Relembre o caso Kevin Spacey
Em 2017, após o movimento Me Too tomar força contra as agressões de Harvey Weinstien, um grande produtor de Hollywood, vítimas de atores famosos se sentiram motivadas a denunciar abusos do passado. Nesse cenário, Anthony Rapp (Código de Honra e Star Trek: Discovery) foi ao Buzzfeed contar que tinha sido assediado por Spacey em uma festa quando ele tinha apenas 14 anos e Spacey, 26. Spacey se defendeu alegando que tinha sido “um comportamento causado por embriaguez profundamente inapropriado”.
Após a declaração de Rapp, outros homens se manifestaram dizendo terem sido assediados por Kevin Spacey, que na época estrelava House of Cards e seria o protagonista de Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott. Ele foi demitido de ambos os projetos.
Embora existissem muitas acusações, Spacey nunca foi condenado criminalmente. Em 2023, foi absolvido de 9 processos de agressão sexual, que teriam acontecido entre 2005 e 2013.
Porém, em 2025 um novo processo contra Spacey surgiu, movido pelo ex-ator Ruari Cannon, que alegou ter sido tocado de maneira inapropriada por Spacey em 2013. Os dois tinham uma diferença de idade de 32 anos. O relato de Cannon pode ser visto no documentário Kevin Spacey – A História Não Contada, disponível na Max, além de outros nove depoimentos.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial