O discurso emocionado de Kevin Spacey após homenagem em Cannes
Ator retorna à cena após ser absolvido de acusações de assédio sexual que minaram sua carreira
O ator Kevin Spacey foi homenageado em Cannes durante um jantar promovido pela organização filantrópica Better World Fund. O evento aconteceu em paralelo ao festival francês, e contou com um discurso emocionado do ator, quando relembrou o tempo que passou ausente da indústria cinematográfica após diversas acusações de assédio sexual.
“Estar aqui essa noite é muito pessoal para mim (…) Quem poderia imaginar que homenagear alguém que foi inocentado em todos os tribunais em que ele entrou seria considerado uma ideia corajosa”, disse. Ainda que o evento não faça parte da programação oficial do festival francês, a distinção tem uma simbologia especial para o ator, que viu sua carreira ruir após as dezenas de acusações de assédio vindas à tona desde 2017. Absolvido em processos em Nova York e Londres nos últimos anos, ele agora tenta, a duras penas, um retorno à cena.
No evento, Spacey fez longos agradecimentos ao seu amigo e empresário Evan Lowenstein, que, segundo ele, “enxerga o bem em todas as pessoas”. “[Evan] acabou de produzir um dos filmes mais emocionantes e gratificantes que já fiz na minha vida, filmamos no mês passado nos Estados Unidos”, acrescentou o ator. Antes de deixar o palco, afirmou: “Ainda estou de pé”.
A estrela da série House of Cards e do filme Beleza Americana (1999) não comparecia ao Festival de Cannes há nove anos. O jantar que participou é, sem dúvida, um passo do ator rumo à retomada sua carreira no cinema e na televisão.
Relembre o caso Kevin Spacey
Em 2017, após o movimento Me Too tomar força contra as agressões de Harvey Weinstien, um grande produtor de Hollywood, vítimas de atores famosos se sentiram motivadas a denunciar abusos do passado. Nesse cenário, Anthony Rapp (Código de Honra e Star Trek: Discovery) foi ao Buzzfeed contar que tinha sido assediado por Spacey em uma festa quando ele tinha apenas 14 anos e Spacey, 26. Spacey se defendeu alegando que tinha sido “um comportamento causado por embriaguez profundamente inapropriado”.
Após a declaração de Rapp, outros homens se manifestaram dizendo terem sido assediados por Kevin Spacey, que na época estrelava House of Cards e seria o protagonista de Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott. Ele foi demitido de ambos os projetos.
Embora existissem muitas acusações, Spacey nunca foi condenado criminalmente. Em 2023, foi absolvido de 9 processos de agressão sexual, que teriam acontecido entre 2005 e 2013.
Porém, em 2025 um novo processo contra Spacey surgiu, movido pelo ex-ator Ruari Cannon, que alegou ter sido tocado de maneira inapropriada por Spacey em 2013. Os dois tinham uma diferença de idade de 32 anos. O relato de Cannon pode ser visto no documentário Kevin Spacey – A História Não Contada, disponível na Max, além de outros nove depoimentos.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Venezuela ordena prisão de ‘todos’ os americanos envolvidos em captura de Maduro







