O apelo de Leonardo Di Caprio em prol da Amazônia: ‘Está em perigo’
Astro de Hollywood falou sobre a COP30 e anunciou investimento bilionário em fundo ambientalista
Defensor da causa ambiental, Leonardo Di Caprio usou suas redes sociais nesta terça-feira, 4, para alertar sobre a necessidade de preservação da Amazônia, descrita como “os pulmões da Terra”. “É um dos sistemas de suporte à vida mais vitais do nosso planeta. No entanto, ela está em perigo”, escreveu ele na legenda da publicação que destaca a COP30, sediada em Belém do Pará entre os dias 10 e 21 de novembro.
No vídeo, o astro de Hollywood descreveu o evento como “a primeira cúpula global do clima realizada na floresta amazônica”, e alerta para o avanço o desmatamento na região. “Nas últimas quatro décadas, a agropecuária foi responsável por 95% do desmatamento na Amazônia brasileira. Globalmente, a agropecuária e as indústrias extrativistas, como a mineração e a exploração de petróleo, causaram a destruição de centenas de milhões de hectares de ecossistemas insubstituíveis”, atestou ele, destacando que os povos indígenas “mostraram que a proteção da natureza é a nossa solução mais poderosa para as crises climáticas, de biodiversidade e de bem-estar humano.”
O ator anunciou ainda que a ong ambientalista Re:Wild, da qual é cofundador e membro do conselho, destinará ao longo dos próximos 5 anos 500 milhões de dólares (o equivalente e cerca de 2,5 bilhões de reais) ao The Forest Tenure Fund, fundo de investimento criado durante a COP26 com o objetivo de financiar projetos de conservação de terras indígenas. “Nossos líderes mundiais na COP-30 também devem garantir aos guardiões mais eficazes da natureza os recursos necessários para que continuem protegendo esses ecossistemas vitais”, continuou ele, incentivando mais doações.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
César Tralli foi ‘impedido’ de dar boa-noite em sua estreia no JN
Fátima Bernardes: ‘Fico com dó do príncipe William’
Ativistas ambientais que danificaram obra de Edgard Degas em museu recebem sentença de prisão
Botafogo x Vasco no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Taís Araújo faz queixa formal contra Manuela Dias sobre ‘Vale Tudo’







