Entenda como funciona e quanto custa uma campanha para o Oscar
Trabalho envolve divulgação do filme na mídia especializada e a promoção do trabalho entre os jurados da Academia

O Oscar 2025 acontece no primeiro domingo de março, mas o trabalho para levar as produções até o palco mais cobiçado do cinema começou bem antes — isso porque, os candidatos indicados à premiação enfrentam campanhas extensas antes e durante as votações, em um processo que exige muita estratégia, esforço e alguns milhões de dólares. Segundo uma estimativa da Forbes, os grandes estúdios investem entre 3 e 15 milhões de dólares na campanha de um candidato, mas o número pode ser maior ou menor dependendo do título: no caso de Roma, por exemplo, vencedor de três estatuetas em 2019, a Netflix gastou cerca de 30 milhões de dólares na campanha para a premiação. Indicado a três categorias, entre elas a de melhor filme, Ainda Estou Aqui vêm fazendo um trabalho extenso focado na premiação.
Como funciona a campanha para o Oscar?
A campanha para o Oscar é divida em três fases. A primeira delas acontece entre a qualificação de uma produção para o prêmio e a divulgação da shortlist (lista que congrega os títulos pré-selecionados para o prêmio), a segunda começa logo em seguida, e se estende até o anúncio dos indicados; e a terceira abarca a etapa de votação final, sendo encerrada um pouco antes do fechamento do processo. No total, a campanha pode durar até um ano, mas o período mais intenso começa no segundo semestre, entre agosto e setembro.
Fundadora da Sakae International, agência especializada na promoção de tramas para o Oscar, a brasileira Juliana Sakae explica que a campanha se baseia em três pilares principais: o primeiro é o que ela descreve como “tour da equipe e do filme”, que consiste na promoção corpo a corpo da produção ou do artista, com exibições em diferentes lugares do mundo, entrevistas em veículos de destaque na indústria e encontros de relacionamento. O segundo pilar é a publicidade, que inclui a compra de anúncio em veículos de renome em Hollywood, como o The New York Times, Variety, Hollywood Reporter, entre outros, além de promoções em outdoor, banner digital, nas redes sociais e participações em podcasts ou programas especiais. Há ainda um terceiro pilar, que é a contratação de uma equipe especializada. “Para fazer uma campanha de Oscar é preciso ter uma agência de relações-públicas nos Estados Unidos especializado em Oscar, e as melhores são caríssimas”, conta Juliana, explicando que só o dinheiro não basta, já que as grandes agências têm tanta demanda que selecionam os projetos em que querem trabalhar.
Quais são os custos envolvidos em uma campanha do Oscar?
O Oscar, em si, não possui taxa de inscrição, mas os processo fundamentais para uma campanha bem sucedida exigem investimento. No caso da “tour” da produção, por exemplo, as viagens precisam estar incorporadas ao orçamento, assim como os gastos com exibições. “Tem o custo de alugar o teatro ou cinema, de produzir e publicizar esse evento, levar os votantes até o local”, explica Juliana, citando também gastos com hospedagem, alimentação e passagens aéreas.
Um espaço de propaganda nos principais veículos americanos também custa caro.