Eduardo Paes anuncia que casa do filme ‘Ainda Estou Aqui’ vai virar museu
Prefeito do Rio de Janeiro declarou que imóvel na Urca será transformado em ponto turístico

Após a vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 como melhor filme internacional, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a prefeitura carioca comprará e desapropriará o casarão que foi cenário do lar da família Paiva para transformar o imóvel em um ponto turístico da cidade, a Casa do Cinema Brasileiro.
“Hoje sairá publicado em Diário Oficial Extra da Prefeitura do Rio que decidimos comprar/desapropriar e transformar o imóvel do filme Ainda Estou Aqui na Casa do Cinema Brasileiro. Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da premiação. Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, escreveu Paes no X (antigo Twitter).
Hoje sairá publicado em Diário Oficial Extra da Prefeitura do Rio que decidimos comprar/desapropriar e transformar o imóvel do filme “Ainda Estou Aqui” na Casa do Cinema Brasileiro. Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em… pic.twitter.com/LujdMtDEjM
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 3, 2025
“O público ainda poderá conhecer a história do Brasil no Oscar em exposições interativas. Ali também funcionará a nova sede da Rio Film Commission, estimulando mais produções do cinema brasileiro e premiações internacionais. E para não deixar dúvidas: a Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir”, completou o prefeito, sugerindo que o troféu seja colocado para exposição no local.
Recentemente, a casa havia sido posta à venda pela bagatela de 13,9 milhões de reais. O imóvel localizado no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, faz parte do portifólio da imobiliária Bossa Nova Sotheby’s International Realty. “Cenário principal do filme vencedor do Globo de Ouro ‘Ainda Estou Aqui’, a residência combina elegância e história em seus dois andares”, diz o anúncio, fazendo referência ao prêmio de melhor atriz conquistado por Fernanda Torres com o papel de Eunice Paiva.
De acordo com o anúncio, o imóvel de dois andares possui quatro dormitórios (sendo três suítes), varanda e sacada, sala de jantar, lavabo, cozinha planejada, lavanderia, elevador, dois banheiros, closet e uma área externa com espaço gourmet, piscina aquecida, jardim e garagem para três carros. No total, são 500 m² de terreno e 439 m² de área construída.
Essa, no entanto, não é a casa original da família Paiva. O imóvel dos Paivas ficava no número 80 da Avenida Delfim Moreira, no bairro do Leblon, mas não existe mais há muitos anos. Ele virou um restaurante após a mudança de Eunice e os filhos para Santos, no litoral paulista, e depois foi demolido para dar lugar à construção de um prédio. Por isso, a produção do filme selecionou o casarão da Urca, que se assemelha em estilo à antiga residência, e reconstruiu o ambiente para o longa com base em registros históricos do clã.
Confira fotos do imóvel:










Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial