De ‘Top Gun’ e ‘Duro de Matar’, ator Clarence Gilyard Jr morre aos 66 anos
Também professor universitário, ele ficou conhecido na televisão como braço direito de Chuck Norris em 'Walker, Texas Ranger'
Conhecido no cinema por papéis em produções grandiosas como Top Gun – Ases Indomáveis (1986) e Duro de Matar (1988), e na televisão pela série Walker, Texas Ranger (1993) – em que foi parceiro de Chuck Norris –, o ator americano Clarence Gilyard Jr. morreu aos 66 anos. A confirmação veio através de um comunicado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Nevada, em Las Vegas, onde trabalhava como professor de cinema e teatro desde 2006. Não foram divulgados mais detalhes sobre a morte até o momento.
Gilyard começou a atuar em participações especiais na TV, até conquistar seu primeiro trabalho nas telonas como o personagens Sundown, em Top Gun, lançado em 1986. Dois anos depois, interpretou o gênio da tecnologia Theo em Duro de Matar. De volta à televisão americana, o papel que lhe conferiu maior destaque foi o de Jimmy Trivette no seriado criminal Walker, Texas Ranger, que foi ao ar entre 1993 e 2001. Na produção, vivia um ex-jogador de futebol que, agora policial no Texas, era parceiro de Cordell Walker, personagem de Chuck Norris. A série teve notável sucesso: durou 8 temporadas e, em 2005, ganhou um telefilme.
Gilyard nasceu em 24 de dezembro de 1955 em Moses Lake, Washington. Filho de militar, cresceu se mudando entre bases situadas em diferentes estados americanos. Depois de se formar no ensino médio, passou um ano na Força Aérea como cadete – mas decidiu fazer faculdade e se graduou ator. Décadas mais tarde, começou a lecionar na Universidade de Nevada. “Seus alunos foram profundamente inspirados por ele, assim como todos os que o conheceram. Ele tinha muitos talentos extraordinários e era extremamente bem conhecido na universidade por sua dedicação ao ensino e suas realizações profissionais”, disse a reitora Nancy J. Uscher em comunicado publicado pelo Deadline.