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D23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXP

Evento focado exclusivamente nas propriedades do conglomerado Walt Disney abriu as portas nesta sexta-feira, 8 de novembro

Por Thiago Gelli Atualizado em 8 nov 2024, 16h05 - Publicado em 8 nov 2024, 14h28

Recém-chegado ao Brasil, o evento D23 – Uma Experiência Disney abriu suas portas na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, com a difícil tarefa de corresponder às expectativas de um público ansioso e de um mercado altamente competitivo, que em um mês receberá mais uma edição da consagrada convenção geek CCXP (Comic Con Experience), organizada pela Omelete Company, de 5 a 8 de dezembro. Com a promessa de oferecer uma alternativa à rival focada exclusivamente nas posses do conglomerado de Mickey Mouse, a autoproclamada “experiência” emula sua estrutura com mais de 30 estandes temáticos, painéis sobre futuros projetos e divisões corporativas, lojas de 20 patrocinadores e a vinda de nomes de alto calibre em Hollywood. Confira como a organização vem se saindo:

Acesso

Localizada no Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387), em Santo Amaro, bairro na Zona Sul de São Paulo, a D23 não é o espaço de mais fácil acesso — assim como a CCXP. As vagas disponíveis no centro de convenções são limitadas, logo, o mais indicado é utilizar transporte público, táxis ou aplicativos de transporte para chegar ao local. Ponto positivo é o transfer gratuito que está disponível para embarque e desembarque em dois pontos: no Terminal Santo Amaro e no Terminal Pinheiros, das 6h30 às 20h30. Um negativo, por outro lado, é a longa fila que se forma à frente do espaço, cheia de curvas e carente de qualquer cobertura, diferentemente da rival. Se o dia fosse de sol, o público desprotegido sairia queimado. Como foi de chuva, alguns adultos e crianças energéticas passaram pelas portas com fantasias encharcadas, visual nada alinhado à magia vibrante e hiper positiva que o estúdio promete. Para atenuar a situação, funcionários distribuíram capas de chuva gratuitamente.

Espaço

Já dentro do Transamérica Expo Center, o espaço se revela visivelmente menor do que o de outras convenções — apropriado, já que se debruça sobre apenas uma empresa ao invés das múltiplas abraçadas por eventos de maior escopo. Mesmo reduzida, no entanto, a disposição parece grande demais para o pouco que tem a oferecer. Os estandes, em sua maioria dedicados a filmes e séries dos estúdios Disney e Pixar e dos universos Marvel e Star Wars, oferecem principalmente a oportunidade de tirar fotos com recortes bidimensionais ou bonecos tridimensionais. O visitante pode, por exemplo, brincar com um Homer de papelão no espaço de Os Simpsons, abraçar uma estátua da Alegria de Divertida Mente 2 ou posar com outras de Deadpool, Wolverine, Capitão América, o Quarteto Fantástico e personagens de filmes inéditos como a animação Elio. Para a próxima aposta da Marvel, Thunderbolts*, o cenário consiste apenas de um logo tridimensional e uma foto do cartaz ao fundo.

O evento D23 é marcado por oportunidades de foto
O evento D23 é marcado por oportunidades de foto (VEJA/VEJA)

Figuras conhecidas interpretadas por atores são apresentadas em momentos específicos, os “encontros com personagens”, nos quais é possível emular a experiência de um parque de diversão do estúdio ao lado de Woody de Toy Story e Anna de Frozen, por exemplo. Os parques e iniciativas como a Disney Carreers, aliás, são vendidos para o público em diferentes áreas, uma das quais mostra um teaser do espetáculo de fogos ocorrido em Orlando.

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Além das fotos, os estandes oferecem ativações com cara de gincana. No estande de Carros, da Pixar, o convite é brincar de trocar de pneu; para Divertida Mente 2, um quiz; para Moana 2, uma partida de batata quente em uma jangada; para o streaming Disney+, um jogo de memória com os cartazes do serviço e, para O Urso, um quebra-cabeça de pratos, entre outros. Charmosas nos melhores casos, as atrações raramente refletem o custo de produção do evento, as longas filas que formam e o capital farto da empresa, que em 2024 quebrou o recorde histórico de bilheteria no Brasil com a animação sobre emoções. Mais robustos são os espaços de Star Wars, Marvel e da série Percy Jackson, que contam com labirintos e jogos fechados e imersivos.

Estátuas, recortes bidimensionais e alguns atores são oferecidos para os cliques do público
Estátuas, recortes bidimensionais e alguns atores são oferecidos para os cliques do público (VEJA/VEJA)

A área de circulação, porém, jamais deixa de lado a aparência de showroom corporativo. A cada ano, espaços como a CCXP se tornam mais tomados por conglomerados do entretenimento, mas ainda promovem interesses de nicho e artistas pequenos, espalhados pelo Artists’ Alley, que precisam do espaço para se comunicar. Um evento como a D23, porém, cansa pelo intenso apelo consumista a um público já convencido e atendido, como fica evidente pela fila de acesso à loja oficial — a maior do evento — e pelas 20 marcas que oferecem produtos licenciados em diferentes pontos do espaço, como trajes, malas, produtos capilares, cosméticos e calçados. A overdose é ótima para os verdadeiros aficionados por tudo que é apresentado junto ao castelo de Cinderela, mas pode sobrecarregar apreciadores de menor afinco. Para esses, o palco Disney Moments oferece shows esporádicos desconectados à proposta central, como Pedro Sampaio e Di Ferrero, ambos no dia de abertura.

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Preço

Para comparecer, é preciso adquirir uma das modalidades de ingresso disponíveis: há o passe diário — 349,90 reais para a sexta-feira, 8, e 399,90 para o sábado, 9, ou domingo, 10 — e também o “magic pass”, que dá acesso aos três dias de evento por 999,90 reais. Ambas as opções oferecem meia-entrada para aqueles que detêm o direito, com valores de R$ 174,95, R$ 199,95 e R$ 499,95, e descontos especiais para clientes Bradesco com cartão de bandeira Visa. Os ingressos estão disponíveis no site Eventim e não garantem que o cliente consiga entrar em todos os painéis desejados. O valor é similar ao da rival, que oferece ingressos a partir de 200 reais a meia em seu terceiro lote para 2024. O mais caro, Unlock Business, chega a 3.300 reais.

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