Como o Brasil será o centro das atenções no Festival de Cannes 2025
Em evento francês, a produção nacional terá destaque entre importantes nomes da indústria cinematográfica

De Ainda Estou Aqui no Oscar a O Último Azul no Festival de Berlim, o cinema brasileiro passa por uma boa fase de reconhecimento internacional. Agora, o Brasil foi nomeado como país de honra no Marché du Film de 2025, o mercado cinematográfico do Festival de Cannes que reúne centenas de produtores, compradores, distribuidores e exibidores, a fim de gerar contatos e oportunidades de negócio.
O anúncio da nomeação foi feito pelo Ministério da Cultura e afirma que o Brasil terá destaque em “mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentários, eventos de networking exclusivos e apresentações de novas iniciativas internacionais de coprodução”. São cerca de 1.500 exibições exclusivas e 80 diferentes países representados nos pavilhões do evento. O festival acontece de 13 a 21 de maio.
O Brasil ainda será anfitrião da festa de abertura em Plage des Palmes — espaço que sedia o Festival de Cannes e o Marché du Film. O Brasil é o quarto país a receber o título, vindo após Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).