Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Como o Legião Urbana fez de Godard uma figura pop no Brasil

Letra de ‘Eduardo e Mônica’ ajudou a tirar o cineasta francês do reduto cult

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 set 2022, 14h56 - Publicado em 13 set 2022, 10h22

Um rapaz mais novo e ingênuo e uma universitária mais velha se conhecem e decidem marcar um encontro. “O Eduardo sugeriu uma lanchonete, mas a Mônica queria ver um filme do Godard”, diz a letra da canção Eduardo e Mônica – trecho dificilmente lido sem ser embalado mentalmente pela melodia do hit do Legião Urbana. A longa letra descritiva e solar, que narra o romance inesperado entre dois opostos, foi entoada por uma geração de jovens que saía da ditadura militar brasileira nos anos 80 – e aprendia que a tolerância era uma porta para novas aventuras, descobertas e amores. Entre essas novidades estava o cineasta francês citado na letra. Jean-Luc Godard foi um expoente do cinema cult e cabeça, daqueles que poucos conhecem e uma parcela ainda menor de fato entende e gosta de seus filmes. Ao colocar o nome de Godard na letra, Renato Russo não só marcou a diferença cultural entre a intelectual Mônica e o jovem Eduardo, como também apresentou para uma grande parcela da população a existência do cineasta. Graças ao Legião, no Brasil, Godard é pop.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.