Atriz de ‘Emilia Pérez’ elogia Fernanda Torres em passagem pelo Brasil
Karla Sofía Gascón é rival da atriz brasileira na corrida pelo Oscar, mas demonstrou apoio à colega de profissão em entrevista a VEJA

Em passagem pelo Brasil para promover o musical Emilia Pérez junto ao diretor Jacques Audiard, a atriz espanhola Karla Sofía Gascón recebeu a imprensa nesta terça-feira, 21 de janeiro, e elogiou Fernanda Torres, com quem pode vir a disputar o Oscar de melhor atriz neste ano. Questionada sobre o reconhecimento de atuações feitas fora da língua inglesa por premiações hollywoodianas, Karla ressaltou que “aprecia muito” a protagonista de Ainda Estou Aqui: “Ela merece todo o reconhecimento do mundo”, disse a VEJA.
Em seguiada, a atriz parafraseou o ator e cineasta Sean Penn para ilustrar a mudança de paradigma em Hollywood: “Ele me disse que estava ansioso para ver se realmente houve uma mudança, se realmente iam se atrever a incluir filmes como Ainda Estou Aqui, o indiano Tudo Que Imaginamos Como Luz e Emilia Pérez nestas discussões, para ver se algo realmente ia começar a mudar no panorama da indústria”.
Quanto ao sucesso dos longas, Karla o atribui ao poder da arte e da criatividade em oposição ao modelo puramente capitalista do entretenimento americano. “Acho que havia uma escassez na cinematografia, talvez na indústria americana, de histórias que fossem diferentes. Muitos se basearam em fazer remakes, continuações e terceiras partes das coisas que funcionavam. Bom, precisamos ver o cinema como um negócio real, mas outra coisa é entender que a cinematografia não é apenas algo para ganhar dinheiro, mas que tem uma responsabilidade criativa, artística e social muito grande”, apontou. Segundo a atriz, o equilíbrio entre mercado e liberdade artística é mantido exemplarmente pela indústria da França, que produziu Emilia Pérez. “Temos muito a copiar e aprender com os franceses, que são um povo tão orgulhoso de si mesmo e de seu idioma e que, mesmo assim, escolheu como representante para os prêmios um filme como o nosso, falado em espanhol”, concluiu.
Em Emilia Pérez, Karla vive a personagem titular, ex-chefe do narcotráfico mexicano que decide passar pela cirurgia de redesignação sexual, assumir sua real identidade de gênero e recomeçar a vida como mulher. A nova página, porém, é complicada por laços passados da personagem, como a advogada Rita (Zoe Saldaña), que a ajudou na façanha, e sua ex-esposa Jessica (Selena Gomez), que cria dois filhos sozinha e acha que o marido morreu. Já muito premiada pela atuação, a atriz espanhola é um dos nomes mais fortes nas previsões de indicados ao Oscar. A premiação divulga sua lista de indicados nesta quinta-feira, 23 de janeiro, às 10h30.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial