‘Ainda estou Aqui’ conquista indicação ao Bafta, o ‘Oscar britânico’
Filme de Walter Salles vai concorrer a estatueta na premiação inglesa que serve de termômetro para o Oscar

O longa brasileiro Ainda Estou Aqui foi indicado à categoria de melhor filme de língua não inglesa no Bafta, prêmio considerado o “Oscar britânico”. A lista dos finalistas foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 15 (Fernanda Torres, no entanto, não concorria a uma indicação, já que ficou de fora da lista prévia de selecionados divulgada no início do mês).
Além do título nacional, concorrem à estatueta de melhor filme em língua não inglesa o francês Emília Perez, principal rival do longa de Walter Salles na temporada de premiações, o irlandês Kneecap, o iraniano A Semente do Fruto Sagrado e All We Imagine as Light, da cineasta indiana Payal Kapadia. Na categoria de melhor atriz, que deixou de fora Fernanda Torres, concorrem Cyntia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths), Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância) e Saoirse Ronan (The Outrun)
A votação para o prêmio é feita pela academia britânica de cinema e está aberta até o dia 11 de fevereiro. Já a cerimônia de entrega dos troféus acontece no dia 16 do mesmo mês, em um domingo. Apesar de ter um júri exclusivamente britânico, o Bafta é considerado um termômetro importante para o Oscar, que vai divulgar os finalistas na próxima quinta-feira, dia 23. O anúncio, inicialmente, estava previsto para o dia 17, mas foi adiado duas vezes por causa dos incêndios em Los Angeles.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial