Academia recua e ‘Ainda Estou Aqui’ vai concorrer ao ‘Oscar brasileiro’
Órgão nacional havia decidido dar prêmio especial ao filme de Walter Salles, o que excluiria o longa da competição geral

A Academia Brasileira de Cinema voltou atrás em sua decisão lastimável e determinou que o vencedor do Oscar Ainda Estou Aqui vai concorrer ao Prêmio Grande Otelo, considerado o “Oscar Brasileiro”. Inicialmente, o órgão daria um prêmio especial para o longa de Walter Salles, o que exigiria sua exclusão da competição geral, na qual o filme estava inscrito.
Em nota, o órgão disse que a decisão de alçar o longa à categoria de ‘hors concours’ — de excelência incontestável — para oferecer ao longo o Prêmio Especial Grande Otelo foi tomada de maneira unânime por conta de sua “trajetória extraordinária”. Para isso, no entanto, o filme seria limado a competição geral — mas a equipe do longa pediu para isso não fosse feito. “Recebemos hoje um pedido dos produtores do filme para que Ainda Estou Aqui participe da competição do prêmio deste ano. Dessa forma, a Academia Brasileira de Cinema, como não poderia ser diferente, acata e respeita a decisão dos produtores, recolocando o filme em todas as categorias por eles inscritas e o retirando do Prêmio Especial 2025′, explicou o órgão em nota.
Promovido pela Academia Brasileira de Cinema, o Prêmio Grande Otelo pode ter pouca repercussão fora do nicho cinematográfico, mas é a cerimônia mais relevante da produção nacional, seguindo os moldes de premiações como o César é para a França ou o Goya para a Espanha. Tirar Ainda Estou Aqui da disputam, portanto, desperdiçaria a chance de atrairia atenção inédita para o prêmio que tem pouca repercussão para além do reduto ao qual se destina. Para além disso, é triste assumir que ele ganharia de todos os demais concorrentes. Passar pelo filtro que leva ao Oscar é difícil, mas não significa que o Brasil não tenha produções do mesmo ano que podem sim, concorrer lado a lado com o filme de Walter Salles.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial