PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

A polêmica sobre filmes brasileiros pré-selecionados para o Oscar 2025

A Academia Brasileira de Cinema divulgou lista de seis títulos nesta segunda-feira, 16, mas anúncio desagradou parte do público

Por Thiago Gelli 17 set 2024, 13h26

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira, 16 de setembro, a lista de seis filmes pré-selecionados à indicação brasileira à categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025, composta por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, Cidade; Campo, de Juliana Rojas, Levante, de Lillah Halla, Motel Destino, de Karim Aïnouz, Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges e Sem Coração ,de Nara Normande e Tião. A divulgação da seleção, porém, desgradou o diretor Aly Muritiba, de Deserto Particular, que protestou nos comentários  do Instagram: “Gente, meados de setembro e ainda estamos numa pré lista? Não aprendemos nada mesmo, né? A esta altura a maioria dos países já estão em campanha”. Até o momento, 47 países já selecionaram seus representantes.

A queixa de Muritiba foi apoiada com 150 curtidas e dezenas de outros comentários similares. Quem a respondeu foi a atriz e cineasta Bárbara Paz, diretora secretária da Academia. Se dirigindo ao colega, que é sócio acadêmico da associação, ela ressaltou que, “em pouco tempo, muita coisa mudou”: “Você nem sabia que tinha que inscrever teu filme para concorrer ao Oscar, ou nem sabia que existia uma Academia Brasileira de Cinema que fazia a seleção dos filmes. Lembra quem te indicou a fazê-la? Pois é, já andamos bastante”. Ainda em seu comentário, Bárbara diz que o quadro responsável pela decisão conseguiu “antecipar a data conforme permitido” e frisou que resta torcer para que o filme nacional escolhido chegue na lista de pré-selecionados elaborada pelo próprio Oscar. “Viva nosso cinema brasileiro”, concluiu.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Academia Brasileira de Cinema (@academia_brasileira_de_cinema)

Em tréplica, Muritiba disse já ter conversado com a atriz sobre os prazos e que é de conhecimento geral “o quanto algumas semanas fazem diferença”. A reclamação ocorre pouco tempo após o sucesso de Ainda Estou Aqui  nos festivais de Veneza e Toronto, onde críticos da imprensa internacional elogiaram o longa e ressaltaram a atuação de Fernanda Torres como digna da atenção do Oscar. É difícil, portanto, imaginar que qualquer outro filme seja o escolhido para a vaga.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.